O mês de agosto já está com o calendário de pagamentos confirmado pelo Governo Federal. Com isso, os beneficiários já podem saber a data de pagamento da aposentadoria e também dos demais programas do INSS. Com isso, milhões de pessoas já podem se programar para os pagamentos que começarão já nos próximos dias.
Por isso, hoje vamos entender se o calendário do INSS foi antecipado, quando acontecerá o pagamento dos programas e como receber o valor.
Calendário antecipado?
Infelizmente o calendário do INSS não foi antecipado neste mês. Por isso, os pagamentos seguirão as datas acordadas no início do ano. Ao todo, cerca de 37 milhões de brasileiros devem receber algum valor do governo neste mês.
Além disso, segundo o Ministério da Previdência Social, o calendário será dividido em dois novamente. Com isso, quem recebe um salário mínimo receberá em datas diferentes das pessoas em que o salário ultrapassa os atuais R$ 1.320.
Dessa forma, para receber o dinheiro, os beneficiários precisam saber onde o valor vai cair. De forma geral, o pagamento acontece nas contas da Caixa, seja em contas corrente, seja nas poupanças do banco. Apesar disso, algumas pessoas podem portabilizar o valor e passar a receber no banco em que desejarem. Por isso, não há uma regra definida para o recebimento do benefício do INSS.
Além disso, beneficiários do INSS contam com produtos exclusivos. Isso porque eles possuem acesso ao empréstimo consignado da categoria, que cobra as menores taxas do mercado atualmente. Além disso, existe um “clube de benefícios” da previdência, que gera facilidades no dia a dia.
Calendário do INSS
Como dissemos anteriormente, o calendário do INSS varia de pessoa para pessoa, justamente por conta do pagamento ser separado pelo rendimento individual. Com isso, o calendário de quem recebe um salário mínimo é mais extenso do que quem recebe acima desse valor. Contudo, o término dos pagamentos acontece no mesmo dia.
Confira abaixo o calendário de quem recebe um salário mínimo:
- Final 1: 25 de agosto;
- Final 2: 28 de agosto;
- Final 3: 29 de agosto;
- Final 4: 30 de agosto;
- Final 5: 31 de agosto;
- Final 6: 1º de setembro;
- Final 7: 4 de setembro;
- Final 8: 5 de setembro;
- Final 9: 6 de setembro;
- Final 0: 8 de setembro.
Veja o calendário de quem recebe mais de um salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1º de setembro;
- Finais 2 e 7: 4 de setembro;
- Finais 3 e 8: 5 de setembro;
- Finais 4 e 9: 6 de setembro;
- Finais 5 e 0: 8 de setembro.
Para consultar o valor que cairá na sua conta, é possível acessar o extrato do INSS. Para isso, basta acessar o aplicativo da autarquia ou o portal do Meu INSS em todas as plataformas. Ao fazer o login com o Gov.br, você poderá ver todas as informações.