Novidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Neste sábado (15), o estado de Minas Gerais irá receber uma série de mutirões da Perícia Médica Federal.
A saber, a forma extraordinária de trabalho tem o objetivo de diminuir o tempo que os segurados esperam pelo atendimento.
Os mutirões foram autorizados pela Portaria nº 2.965 que disciplina o Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade no âmbito da Subsecretaria da Perícia Médica Federal.
O normativo tem como principal objetivo o aumento da capacidade operacional da Perícia Médica Federal com a finalidade de diminuir o estoque de requerimentos que dependem do serviço pericial, como os benefícios por incapacidade.
Assim, cada perito poderá fazer até 30 perícias extraordinárias por dia em regime de mutirão.
INSS
O INSS entrará em contato com os segurados que poderão ter o atendimento antecipado pelos mutirões. Aqueles que desejarem adiantar a perícia também poderão ligar na Central 135 ou acessar o ‘Meu INSS’ para atendimento, caso a localidade tenha vagas extraordinárias.
Atendimentos em Minas Gerais
Os atendimentos acontecem em 16 cidades mineiras e serão disponibilizadas 777 vagas. Ao todo, 35 peritos médicos farão as perícias extraordinárias.
As cidades que recebem os mutirões são: Ribeirão das Neves, Sete Lagoas, Contagem, Betim, Vespasiano, Barbacena, Três Pontas, Ponte Nova, Pedra Azul, Pará de Minas, Passos, São Sebastião do Paraíso, Paracatu, Ituiutaba, Uberlândia e Cariacica.
A Perícia Médica Federal irá disponibilizar, até dezembro deste ano, serviço extraordinário para aquelas localidades que possuem maior tempo de espera pelo atendimento pericial.
Além disso, as vagas ofertadas também levam em consideração o número de peritos que aderiram ao Programa de Revisão de Benefícios por Incapacidade.
Leia também: Estou com nome sujo, posso pedir o CONSIGNADO DO AUXÍLIO BRASIL? Descubra aqui
Outros mutirões
Ainda neste sábado (15), a Perícia Médica Federal organizou mutirões em mais três cidades no nordeste do país.
Na Gerência Executiva do INSS de Feira de Santana (BA), serão disponibilizadas 150 vagas.
Já na unidade de Alexandria (RN), são 60 atendimentos e em Aracaju (SE), na agência de Ivo de Prado, serão realizados 75 atendimentos aos segurados que dependem do serviço da perícia médica.
Na mesma data, recebem o serviço de mutirão as cidades do Rio de Janeiro de Bangu, Duque de Caxias e Angra dos Reis. No Distrito Federal, Luziânia oferece o serviço.
Por fim, além dos mutirões do fim de semana, a Perícia Médica também irá disponibilizar vagas durante a semana, até o mês de dezembro, para antecipar o atendimento em localidades que possuem maior tempo de espera pelo serviço pericial.
Fonte: Ministério do Trabalho e Previdência
Veja ainda: CAIXA TEM: Veja o passo a passo para solicitar o Consignado Auxílio Brasil