Hoje em dia, é praticamente impossível conhecer um cidadão brasileiro que não possua algum grau de familiaridade com o INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social, atende a quase 40 milhões de cidadãos do nosso país, e é o principal órgão previdenciário do Brasil. Por meio do INSS, cidadãos brasileiros podem receber os mais diversos benefícios.
E um destes benefícios, é claro a famosa aposentadoria. Embora seja altamente popular, muitas pessoas ainda não entendem como este importante benefício funciona de fato. Caso você seja uma delas, entenda a partir do texto a seguir como opera o instituto e veja quais doenças podem garantir este pagamento através do INSS.
Quem pode receber os benefícios do INSS?
Como já indicamos anteriormente nos parágrafos acima, o Instituto Nacional do Seguro Social contempla dezenas se milhões de cidadãos brasileiros. Estas pessoas, podem alcançar os mais diversos benefícios através deste órgão previdenciário criado em 1990.
Entretanto, quem não é contemplado pelo INSS geralmente ainda possui muita dificuldade em compreender como é possível receber a ajuda da instituição. Se este também for o seu caso, não precisa mais se preocupar! Explicaremos de maneira clara e objetiva, o que você deve fazer para conseguir receber os benefícios do INS.
Primeiramente, se faz importante reforçar que os benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social, são todos de cunho trabalhista. Sendo assim, os pagamentos do órgão devem principalmente atrair e beneficiar os trabalhadores do nosso país. Quem é auxiliado pelo órgão previdenciário, consegue ter acesso a auxílios, pensões e até mesmo, à aposentadoria.
Mas, para conseguir acessar todos estes benefícios é primeiramente obrigatório que o cidadão se torne um segurado do INSS. Para que isso aconteça, um trabalhador deve efetuar contribuições financeiras ao INSS todos os meses. Para quem trabalha como CLT, este processo costuma ser um pouco mais fácil. Afinal, as contribuições nesse caso ocorrem através de descontos na folha de pagamento do trabalhador.
Veja as doenças atualizadas que garantem aposentadoria
Foi visto previamente nesse mesmo texto, que um dos direitos que os segurados do INSS possuem é o acesso aos auxílios do órgão previdenciário. Para quem não conhece a fundo, os auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social são ajudas financeiras pagas para os trabalhadores que por motivo de força maior, devem se ausentar de suas atividades do trabalho de forma temporária.
De forma bem diferente, a aposentadoria não é um benefício pago de forma esporádica. Sendo assim, beneficiários que recebem este pagamento provavelmente terão os seus depósitos garantidos de maneira vitalícia. A aposentadoria do INSS, permite que um cidadão brasileiro se aposente por diferentes modalidades. Uma delas, é a aposentadoria por invalidez. Confira abaixo, doenças que concedem esta aposentadoria.
- Cardiopatia grave;
- Neoplasia maligna (câncer);
- Abdome agudo cirúrgico;
- Hanseníase;
- Cegueira;
- Tuberculose ativa;
- Transtorno mental grave;
- Acidente vascular encefálico agudo;
- Doença de Parkinson;
- Nefropatia grave;
- Hepatopatia grave;
- Contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada;
- Esclerose múltipla;
- Espondilite anquilosante;
- Síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids);