Aposentados e pensionistas do INSS receberão acima de um salário mínimo no restante desta semana. Isso porque os pagametos fazem parte da segunda parcela do 13° salário da autarquia, que abrange diversos programas do governo. Dessa forma, a maioria receberá um bom valor na conta, enquanto grande parte das pessoas já recebeu o dinheiro.
Por isso, hoje vamos entender quem tem direito a receber o pagamento de mais de um salário mínimo na conta, além de ver as datas de pagamento restantes.
Quem pode receber o 13° do INSS?
O 13° salário do INSS foi adiantado pelo governo e está com a segunda rodada em andamento. Isso porque, originalmente, os pagamentos aconteceriam entre agosto e dezembro, em um extenso calendário. Porém, por determinação do Governo Federal, o calendário foi adiantado para junho e julho, o que beneficiou milhões de pessoas.
Segundo dados, são quase 28 milhões de pessoas registradas na previdência social. Adicionando os demais benefícios, o valor de pessoas recebendo valores do INSS chega a mais de 30 milhões. Com isso, muita gente terá uma excelente notícia. Isso porque quem recebe aposentadoria, auxílio-doença, auxílio-reclusão, entre outros, receberá o pagamento do 13°. Porém, quem ganha o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a Renda Mensal Vitalícia (RMV) não tem direito a esse pagamento extra.
Diante dos pagamentos, especialistas sugerem usos inteligentes do dinheiro. Com isso, a prioridade dos cidadãos deve ser, sempre, quitar as dívidas. Por isso, ao receber o valor, o ideal é quitar as despesas de maior valor ou as que possuem maior incidência de juros. Outra dica interessante é quitar todas as dívidas possíveis com o valor recebido do INSS.
Por outro lado, para quem está com as contas em dia, o valor também pode se destinar a uma reserva de emergência. Isso porque é uma excelente forma de acumular valores para emergências e gastos inesperados.
Calendário de pagamentos
Conforme falado acima, a grande maioria das pessoas já recebeu o valor em conta. O dinheiro entra nas contas cadastradas na previdência, que podem ser as contas na Caixa, mas também contas em outros bancos. Contudo, uma parcela de pessoas ainda segue aguardando o dinheiro e, por isso, é preciso ficar atento ao calendário.
Confira, abaixo, quem ainda não recebeu o valor e faz parte da faixa de um salário mínimo:
- NIS de final 9 – 6 de julho
- NIS de final 0 – 7 de julho
Dessa forma, quem recebe um salário mínimo e tem NIS finalizado entre 1 e 8 já recebeu. Por outro lado, de quem recebe acima do salário-base, o calendário ainda segue incompleto. Veja as datas restantes:
- NIS de final 4 e 9 – 6 de julho
- NIS de final 5 e 0 – 7 de julho
Nesse caso, quem recebe mais de um salário mínimo até o teto do INSS receberá até o fim desta semana o valor. Vale lembrar que, para quem paga, há o desconto do Imposto de Renda na segunda parcela e, por isso, o valor pode ser menor que a rodada anterior.
Veja ainda: Como evitar a suspensão de benefício no INSS?