O INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social) está fazendo testes com o WhatsApp, juntamente com o Ministério da Previdência Social, como meio de comunicação com os cidadãos. Assim, hoje estamos informando sobre os testes com o aplicativo, e que você pode ser chamado pelo INSS.
Os beneficiários receberão informações sobre a situação de determinados serviços, como agendamento de consultas, orientações gerais de atendimento, acompanhamento de solicitações, pensões e aposentadorias.
O anúncio aconteceu na segunda-feira, 17 de abril, pelo Ministro Carlos Lupi, em uma reunião com administradores do INSS que ocorreu na cidade de Fortaleza, estado do Ceará. De acordo com o Ministro, o teste acontecerá no período de 1 mês.
O que o ministro diz a respeito dos testes?
Lupi afirma que em um mundo onde todos trocam mensagens de texto, existem mais celulares do que pessoas no Brasil. Por isso, ele afirma que se, a ferramenta for bem-sucedida, a comunicação com o cidadão brasileiro médio será significativamente aprimorada. A fase de testes, ajudará a envolver o público que possui celulares.
O ministro também disse que o governo vai chegar a um acordo com outros ministérios, como o Ministério da Saúde, o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Social e até o Ministério da Defesa. O objetivo é fornecer e compartilhar dados de outros bancos de dados como o CadÚnico. Ele afirma que isso poderia ajudar com a demanda por benefícios como a proteção do pescador artesanal.
Quando vai começar os testes com o aplicativo?
Não há data definida para o início da fase piloto do serviço e não está claro se o governo limitará o acesso à ferramenta a residentes de apenas algumas regiões ou estados. O governo ainda não decidiu se apenas o INSS poderá entrar em contato com os segurados brasileiros ou se os próprios segurados poderão usar as informações de contato do governo para obter informações.
Os estudos visam garantir a segurança de seus beneficiários ou segurados na utilização da nova ferramenta. Afinal, o INSS teve que emitir avisos sobre fraudes, por quem entra sorrateiramente no Instituto para fazer aplicar golpes.
Assim, o governo e o INSS ainda estão em fase de pesquisa para implantação de nova ferramenta, então deve demorar um pouco. Haveria um período de testes de um mês, e esta seria uma nova forma de interagir com a população brasileira segurada pelo INSS.
É importante salientar, porém, que isso pode abrir caminho para futuros golpistas, pois já existem golpistas através do que passam no INSS, apesar da falta de um canal oficial do INSS no WhatsApp. Assim, as pessoas precisam redobrar as precauções de segurança se o governo realmente usar a ferramenta.
Esta pode ser uma ferramenta útil para os segurados. Dessa forma, eles não precisarão sair de casa para receber as últimas atualizações do INSS. Ou seja, (quase) tudo será tratado exclusivamente via dispositivo móvel, assim como quase tudo hoje em dia é feito via smartphone.