Neste final de semana, a Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Montes Claros, no norte de Minas Gerais, recebe o Mutirão Nacional de Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) para pessoas com deficiência.
Assim sendo, nos dias 1º e 2 de julho (sábado e domingo), servidores administrativos, assistentes sociais e peritos médicos irão atender 180 requerentes do benefício assistencial.
Vale destacar que os atendimentos extras de BPC estão sendo ofertados para novas vagas, marcadas pela Central 135, e para antecipação de agendamento.
Em resumo, a iniciativa tem como foco a redução da fila de estoque dos benefícios pendentes de avaliação social, que é uma das etapas para a concessão do BPC/Loas.
Mutirão do INSS
Cabe mencionar que essa ação já foi realizada nas cidades de Caruaru (PE), Pelotas (RS), Juazeiro do Norte (CE), Fortaleza (CE) e Manaus (AM), Imperatriz (MA), Porto Velho e Ariquemes (RO) e Santos (SP).
No Rio de Janeiro, está previsto para ocorrer nos dias 15 e 16 de julho.
Ainda mais, os mutirões serão estendidos a outras regiões do país em datas a serem definidas.
Na prática, para a identificação dos locais, o INSS levará em conta o número de requerimentos represados na região.
Leia ainda: Emergência! Governo envia 86 toneladas de alimentos a famílias em situação de calamidade
Atenção! É preciso ter agendamento!
Por fim, é fundamental ressaltar que este mutirão atende especificamente os usuários previamente agendados do benefício assistencial.
Informações sobre outros serviços prestados pelo INSS estão disponíveis na Central Telefônica 135, que funciona de segunda a sábado, de 7h às 22h.
Confira também: Imperdível! CAIXA lança campanha de negociação de dívidas com 90% de DESCONTO
Segunda parcela do 13º do INSS
O INSS começou nesta segunda-feira (26), o pagamento da segunda parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas que recebem o equivalente a até um salário mínimo (atualmente em R$ 1.320,00).
A saber, o benefício está sendo liberado antecipadamente, junto ao repasse do mês de junho.
Assim, nesta terça-feira (27), é a vez dos beneficiários cujo NIS, desconsiderando o último dígito, terminado no número 2.
Então, segue de forma sucessiva, e os beneficiários que ganham acima de um salário mínimo a título de aposentadoria, pensão ou de outros benefícios pagos pelo INSS começarão a receber o crédito a partir do próximo dia 3.
Ainda mais, o valor exato a que cada beneficiário faz jus pode ser consultado na página do INSS na internet ou por meio do aplicativo da autarquia.
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social
Veja ainda: Governo vai discutir taxas de juros do EMPRÉSTIMO CONSIGNADO, garante Lula