O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem tomado uma série de medidas para modernizar os seus serviços e melhorar o reconhecimento de direitos do cidadão.
Entre elas, a central de serviços ‘Meu INSS’, que pode ser acessada por aplicativo ou site, é uma ferramenta para simplificar a vida dos segurados.
Então, por meio desse canal é possível realizar consultas, fazer requerimentos, como aposentadoria, benefício por incapacidade temporária, pensão por morte, entre outros, além de fazer agendamentos sem precisar sair de casa.
PIS/PASEP ano-base 2022 será liberado em outubro?
Importância dos dados atualizados no INSS
Para continuar tendo acesso com agilidade aos serviços e benefícios oferecidos pelo INSS, é necessário estar com as informações sempre em dia.
Isso porque, dados desatualizados ou incorretos podem causar atrasos ou até mesmo a suspensão dos pagamentos.
Dessa maneira, é fundamental que os cidadãos realizem a atualização cadastral das bases de dados do INSS, para evitar qualquer tipo de contratempo.
Ainda mais, para o segurado que ainda não está em gozo de benefício, é importante manter os dados atualizados para facilitar um processo de reconhecimento futuro.
Em suma, quando solicitado, o processo pode ser analisado e deferido em um tempo reduzido se comparado com a necessidade de acertar essas informações.
Já no caso do segurado que já usufrui dos serviços previdenciários, a atualização cadastral é ainda mais importante, para que não haja inconsistências na concessão dos benefícios, além de facilitar o contato entre o INSS e o cidadão.
“O cidadão tem na palma da sua mão, a qualquer tempo, as informações cadastrais (dados cadastrais/relações previdenciárias) que constam no INSS. O cadastro estando o mais atualizado possível permite ao filiado o exercício pleno de sua cidadania e o reforço na garantia da proteção social”, afirma a chefe do Serviço de Administração de Informações do Segurado da Superintendência Regional Sudeste III, Ingrid Galante.
Veja também: BPC: valor e novas regras em 2024
E se o meu telefone mudou?
Em caso de mudança de endereço, e-mail, número de telefone, alteração de nome ou atividade do segurado, é preciso solicitar a atualização através da Central de Atendimento telefônico 135 ou do site ‘Meu INSS’.
Confira, a seguir, o passo a passo para realizar a atualização cadastral:
- Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”;
- Faça login usando senha e usuário do Gov.br;
- Clique em “Novo Pedido”;
- Clique em “Atualização de cadastro e atividade”;
- Clique em “Atualizar cadastro e/ou benefício”;
- Por fim, basta preencher com os dados atualizados e enviar sua solicitação.
Por fim, se preferir, o segurado pode usar a central 135 para realizar os acertos cadastrais.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Leia ainda: WhatsApp vai parar nestes celulares em outubro; confira a lista atualizada