O INSS publicou o calendário de pagamento da aposentadoria, pensões e outros benefícios que se referem a este ano. De acordo com dados do Instituto, serão mais de 37 milhões de segurados que receberão os pagamentos através do novo calendário oficial do INSS.
Assim como em 2022, o calendário deste ano se divide em dois grupos, sendo que o primeiro se destina aos que ganham um piso nacional. Enquanto isso, o segundo grupo se refere aos que recebem acima de tais valores. Independentemente disso, quem ganha um salário mínimo recebe primeiro.
FGTS tem saque extraordinário autorizado! Veja quem pode resgatar a grana
Calendário oficial do INSS
Dessa forma, confira conosco os dias de pagamento do INSS, conforme dígito final do benefício, para quem ganha até um salário mínimo:
Para os beneficiários com dígito final 1 ao 4, os pagamentos vão de 25 a 28 de julho. Enquanto isso, com dígito final 5 ao 9, a liberação dos valores ocorre entre 31 de julho e 04 de agosto. Por fim, os beneficiários com o número final do cartão do benefício em 0 recebem no dia 07 de agosto.
Por outro lado, os cidadãos que ganham mais que um salário mínimo de benefício têm as seguintes datas de liberação de valores pelo INSS:
- dígito final 1 e 6 = depósito em 01 de agosto;
- 2 e 7 = 02 de agosto;
- 3 e 8 = 03 de agosto;
- 4 e 9 = 04 de agosto; e
- 5 e 0 = liberação no dia 07 de agosto.
Veja também: Alerta geral: cálculo desse benefício do INSS sofreu mudanças
Prova de vida e outras informações
Desse modo, além do calendário oficial de pagamentos do INSS, o Instituto libera outras informações aos segurados, como a prova de vida.
Para realizar a prova de vida pela internet, é possível fazê-la por meio do site ou app do Meu INSS, desde que o segurado contenha o selo ouro. Isso porque, assim que o segurado acessa sua conta do gov.br, é necessário fazer autenticações que comprovem a veracidade de seu cadastro. Em outras palavras, é preciso provar que é ele mesmo.
Assim, no aplicativo do INSS, é possível consultar algumas informações que se referem ao benefício, como:
- número de parcelas do benefício e dados da conta bancária para crédito;
- situações das parcelas (disponíveis, pagas, bloqueadas, devolvidas ao Instituto ou até não localizadas), bem como valor, validade, competência, data de pagamento e canal;
- data da última prova de vida feita;
- calendário oficial de pagamentos; e
- perguntas recorrentes.
Não deixe de ler: Suas contribuições ao INSS estão atrasadas? Saiba como voltar a pagar para ter direito aos benefícios