Atenção! Os aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem manter os dados cadastrais atualizados no instituto.
Afinal, é através dessas informações que, em caso de necessidade, a autarquia faz contato com o cidadão ou cidadã.
Por isso, ao trocar de telefone, endereço, nome, atividade ou e-mail é importante alterar imediatamente as informações no INSS.
Mantenha os dados atualizados no INSS
Veja só, você pode fazer isso pelo ‘Meu INSS’ ou ainda pela Central de Atendimento 135, tudo sem sair de casa.
E uma observação importante: o INSS não faz qualquer tipo de atendimento por e-mail. Portanto, o envio de documentos, requerimentos e ofícios por correio eletrônico, não é eficaz e os dados não são alterados.
Além disso, informações desatualizadas ou incorretas podem causar atrasos na concessão de benefícios ou até mesmo suspensão de pagamento. Isso pode ocorrer porque o INSS, ao tentar validar informações para o processamento do benefício ou para a realização de auditoria, se depara com discrepâncias ou dados desatualizados.
Para completar, outro ponto a considerar é a prevenção de fraudes. Com o cadastro atualizado, o sistema tem mais chances de identificar tentativas de uso indevido dos dados do contribuinte, evitando atividades fraudulentas que poderiam comprometer o acesso aos seus direitos.
Passo a passo
Antes de iniciar o processo de atualização, tenha em mãos documentos como: documento de identidade, CPF, comprovante de residência com CEP atualizado, Certidão de Nascimento ou Casamento, caso haja mudança de estado civil, e documentos dos dependentes, se for o caso.
- Acesse o site ou aplicativo “Meu INSS”;
- Faça login usando senha e usuário do Gov.br;
- Clique em “Novo Pedido”;
- Clique em “Atualização de cadastro e atividade”;
- Clique em “Atualizar cadastro e/ou benefício”;
- Preencha os dados atualizados e envie sua solicitação.
O segurado pode ainda usar a central 135 para fazer os acertos
Taxa de juros do consignado INSS
Se você está pensando em contratar um empréstimo consignado, saiba que para conferir as taxas e escolher a que melhor cabe no orçamento basta acessar o ‘Meu INSS’ sem precisar de login e senha. Confira abaixo:
- Acesse o aplicativo ou site ‘Meu INSS’;
- Na página inicial, onde há uma lupa, escreva “Taxas de Empréstimo Consignado”;
- Será aberta uma página com a lista de bancos e os juros praticados em cada um deles;
- Para ver mais bancos, basta rolar a página até embaixo e clicar em “Ver mais”;
- Também é possível buscar pela instituição que o segurado quer pesquisar no alto da página, em “Pesquise por instituição”.
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social