Alguns beneficiários irão receber o INSS de junho nesta terça-feira (5). Os pagamentos são destinados aos aposentados e pensionistas que:
- Recebem 1 salário mínimo e possuem o cartão do benefício do INSS com final 8; e
- Aqueles que recebem mais de 1 salário mínimo e possuem o cartão do benefício do INSS com final 3 ou 8.
Os pagamentos do benefício de junho iniciaram no último dia 24 e terminam na próxima quinta-feira (7).
INSS de junho
Atualmente 36 milhões de pessoas têm direito a benefícios do INSS. 60% desses segurados recebem um salário mínimo. Em janeiro deste ano o piso nacional ficou estabelecido em R$ 1.212, enquanto o piso ficou R$ 7.087,22.
De acordo com a legislação, benefícios como aposentadorias, auxílio-doença, auxílio-reclusão e pensão por morte, pagos pelo INSS, não podem ser inferiores a 1 salário mínimo. O reajuste dos benefícios do INSS foi de 10,16%.
Como consultar o INSS de junho
Duas opções é acessar o site ou aplicativo do Meu INSS. Os canais reúnem diversos serviços digitais do Instituto. Acesse a opção “Extrato de Pagamento” e tenha acesso às informações do seu benefício. Veja o passo de ambos:
- Pelo site
- Acesse o site Meu INSS;
- Faça o login com seu CPF e senha (caso seja o primeiro acesso será preciso criar uma senha);
- Selecione a opção “Serviços”;
- Selecione a opção “Extratos/certidões/declarações” no menu superior direito;
- No próximo menu, selecione “Extrato de pagamento de benefício”;
- Na tela seguinte, clique no calendário – determine o período que deseja retirar o extrato do pagamento do seu benefício;
- Por fim, a relação com os pagamentos recebidos no período será exibida e será possível baixar na opção “Baixar PDF”.
- Pelo aplicativo de celular
- Acesso o app com seu CPF e senha (caso seja o primeiro acesso será preciso criar uma senha);
- Toque nos três pontos ou barras na parte superior da tela;
- Selecione “Extrato de pagamento de benefício”;
- Toque no calendário e selecione o período que deseja consultar;
- Será exibido o extrato com os pagamentos recebidos no período escolhido;
- Para imprimir ou salvar, clique na opção “Baixar PDF”.
Para realizar a consulta do INSS de junho, o segurado também pode ligar para o número 135. O canal é da central de atendimento que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Na ligação telefônica será necessário informar o CPF e realizar a confirmação de algumas informações pessoais. As solicitações são um meio de evitar fraudes.
Novo recurso do INSS
Nos últimos meses a opção de solicitação de crédito consignado do INSS passou por mudanças. Agora os segurados têm a opção de bloquear e desbloquear a opção de solicitação do empréstimo.
A medida foi instituída para evitar fraudes e golpes. É possível realizar o bloqueio/desbloqueio pelo próprio aplicativo do Meu INSS. O retorno do órgão dura aproximadamente 30 dias.
Para consultar o andamento do processo basta selecionar “Consultar Pedidos”, no Meu INSS. Procure o seu processo na lista e vá em “Detalhar”.
Assim que o benefício do INSS é concedido, ele é bloqueado para empréstimos consignados. Caso queira desbloquear a opção, o segurado deverá aguardar a contagem de 90 dias da concessão.