Começou nesta sexta-feira (25) o pagamento feito pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referente aos benefícios do mês de agosto concedidos aos aposentados, pensionistas e titulares de auxílios que recebem até um salário mínimo (R$ 1.320). Conforme o órgão, 26.268.018 milhões de pessoas serão contempladas com os depósitos, que ocorrerão até o dia 8 de setembro.
Ministra Simone Tebet solicita a realização de novo PENTE-FINO entre os beneficiários do INSS
De acordo com informações do instituto, o calendário de pagamentos considera o número final do cartão, excluindo o dígito verificador que aparece após o traço. Ainda conforme o INSS, a ordem de crédito começa pelos beneficiários com final de benefício 1, seguidos pelos beneficiários de final 2 e assim por diante.
Segundo o órgão, para os 12.095.236 aposentados e pensionistas que recebem valores acima do salário mínimo, o pagamento será iniciado apenas na próxima sexta-feira (01), sendo que, neste caso, o cronograma seguirá a mesma lógica, começando, desta forma, pelos beneficiários com finais de benefício 1 e 6 – as duas faixas de benefícios, tanto acima quanto abaixo do mínimo, terão seus pagamentos realizados até o dia 8 de setembro.
Confira o calendário de pagamentos do INSS conforme divulgado pelo próprio órgão:
Benefícios de até 1 salário mínimo:
- Final 1: 25 de agosto
- Final 2: 28 de agosto
- Final 3: 29 de agosto
- Final 4: 30 de agosto
- Final 5: 31 de agosto
- Final 6: 1º de setembro
- Final 7: 4 de setembro
- Final 8: 5 de setembro
- Final 9: 6 de setembro
- Final 0: 8 de setembro
Benefícios acima de 1 salário mínimo:
- Finais 1 e 6: 1º de setembro
- Finais 2 e 7: 4 de setembro
- Finais 3 e 8: 5 de setembro
- Finais 4 e 9: 6 de setembro
- Finais 5 e 0: 8 de setembro
Leia: Você pode ter direito ao SALÁRIO-FAMÍLIA e nem saber disso; confira os detalhes do benefício
Como conferir o valor do benefício
A pessoa que tiver interesse em saber qual o montante a ser recebido pode utilizar o aplicativo ou o portal Meu INSS e selecionar a opção “Extrato de pagamento de benefício”. Além disso, também é possível usar a central de atendimento telefônico 135, que está disponível para consulta.
Conforme o órgão, por lá, informando o número do CPF e confirmando alguns dados cadastrais, os beneficiários conseguirão obter informações sobre seus pagamentos – importante destacar que o atendimento via telefone está acessível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Em seu porta, o INSS explica que a iniciativa visa garantir o acesso fácil e ágil aos detalhes dos pagamentos, permitindo que os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios acompanhem suas transações financeiras de maneira eficaz e sem complicações.
Veja também: Caixa estabelece VALOR INÉDITO para o PIS/PASEP, pegando os trabalhadores de surpresa