Nesta sexta-feira (16), foi concedida a primeira pensão por morte urbana de forma automática para o viúvo DM, 79 anos, morador de Solânea (PB). Cabe mencionar que ele deu entrada no requerimento pelo aplicativo ‘Meu INSS’.
O benefício aguardava há 10 dias para ser analisado, então o sistema retirou do estoque e concedeu.
Também teve o benefício concedido hoje a viúva APSL, de 39 anos, moradora do Rio de Janeiro (RJ). Do mesmo modo, o benefício dela também aguardava há 10 dias até ser analisado automaticamente pelo sistema.
Sendo assim, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu mais um passo para melhorar a vida do cidadão.
Como funciona o reconhecimento automático para o benefício do INSS?
Em primeiro lugar, vale explicar que a pensão por morte urbana é o benefício para os dependentes do segurado da área urbana que falecer, aposentado ou não.
Dessa forma, com a novidade, a análise do requerimento torna-se otimizado, mais assertivo e permite que a decisão automática seja fornecida pelos sistemas do INSS.
Diante desse cenário, saiba que para a análise, o INSS utiliza os dados que já estão em seus sistemas e pode checar as informações prestadas pelo cidadão na hora do pedido, inclusive na base de dados de outros órgãos.
Com isso, a análise do benefício é concluída de forma mais rápida.
Como pedir o benefício?
Basta seguir essas etapas:
- Em primeiro lugar, entre no ‘Meu INSS’;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço ou benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço ou benefício;
- Em seguida, leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
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Documentação em comum para todos os casos
Confira agora quais são os documentos solicitados pelo INSS.
Obrigatório:
- Número do CPF da pessoa falecida e dos dependentes.
Se for procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
Se for solicitado:
- Documentos para comprovar o tempo de contribuição;
- Documentos para comprovar os (as) dependentes.
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Como acompanhar o andamento da minha solicitação ao INSS?
Por fim, para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
- Entre no ‘Meu INSS’;
- Depois, clique no botão “Consultar Pedidos”;
- Encontre o seu processo na lista;
- Então, para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
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