Mais de 124 mil aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) geraram a carteira virtual do beneficiário e outros 28 mil acessaram os descontos oferecidos pelo Meu INSS+ no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, instituições parceiras do programa que dá descontos em farmácias, cinemas, shows, serviços, telemedicina, seguros, viagens, entre outros.
Cabe ressaltar que somente na semana de lançamento do Meu INSS+, de 22 a 29 de maio, 76 mil downloads da carteirinha em PDF foram realizados.
A saber, São Paulo figura no topo da lista de estados que mais baixaram o cartão de descontos com 35,5% dos acessos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 9,6%.
É importante ressaltar que o Banco do Brasil oferece os descontos para todos que recebem benefício do INSS, sendo correntista ou não. Já a Caixa oferta as vantagens somente para os segurados que recebem do INSS pelo banco.
Como emitir a carteira do beneficiário do INSS
É bem simples e basta seguir esses passos:
- Acesse o aplicativo ‘Meu INSS’ (disponível para iOS e Android);
- Clique no item “carteira do beneficiário”;
- Selecione uma foto para a carteira do beneficiário;
- Clique no quadrado informando que está “ciente que ao apresentar a carteira os dados do benefício serão compartilhados através do QR Code”, e em seguida, clique em “continuar”;
- A carteira do beneficiário está disponível. Nos próximos acessos, para acessar o documento, basta clicar em “carteira do beneficiário”.
Confira também: Senado APROVA lei que determina igualdade salarial entre homens e mulheres
Parceiros
Vale destacar que na página das instituições financeiras é possível verificar os parceiros do programa do INSS e ganhar o desconto.
No Banco do Brasil o endereço eletrônico é: https://www.bb.com.br/site/pra-voce/beneficiario-inss/.
Na Caixa é possível acessar pelo link https://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/inss/.
Leia ainda: Imposto de Renda: Veja como acompanhar a declaração e saber se está na MALHA FINA
Mutirão do INSS
O INSS vai iniciar, neste mês de junho, mutirões para agilizar a análise de benefícios assistenciais para pessoas com deficiência. Desse modo, a previsão é que 72 profissionais atendam cerca de 1,5 mil cidadãos.
Para tanto, ações serão desenvolvidas aos finais de semana e feriados nas regiões Norte e Nordeste do país, onde está concentrada a maioria dos pedidos desse benefício.
Assim, o foco será nas avaliações sociais pelos assistentes sociais do INSS, que é uma das etapas para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).
Além das avaliações sociais, servidores do INSS e peritos médicos estarão presentes para prestar informações, realizar perícias médicas, além de solucionar dificuldades de acesso e a conclusão de alguns benefícios.
Então, para ter acesso ao mutirão, o cidadão deve ligar na Central de Atendimento 135 e realizar o agendamento para essa data.
Confira a programação:
- Caruaru (PE) – 3 e 4 de junho;
- Manaus (AM) – 17 e 18 de junho;
- Imperatriz (MA) – 24 e 25 de junho;
- Montes Claros (MG) – 1 e 2 de julho.
A ideia é que outras localidades também realizem mutirões até agosto. Dessa forma, será levado em conta para as ações o número de BPCs represados.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Veja também: Pagamento do Décimo Terceiro já começou! Consulte o calendário da 1ª e 2ª parcela