Conforme anunciado pelas portarias 1.413 e 982 e Retificação, publicadas no Diário Oficial da União (DOU) na última semana, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma, a partir da próxima segunda-feira (14), o agendamento para o atendimento presencial em suas unidades.
Dessa forma, ao agendar o seu atendimento, o segurado poderá ir até uma agência do INSS com hora marcada.
Agendamento do INSS
Vale destacar que o agendamento continua sendo feito pelo ‘Meu INSS’, tanto pelo site quanto pelo aplicativo para celulares, e ainda por telefone, através da Central 135.
É importante frisar que esses serviços também continuam disponíveis de forma inteiramente digital, sem a necessidade de comparecimento nas agências, para quem assim preferir.
Em relação ao aplicativo, é válido informar que ao todo, o INSS oferece 91 serviços pelos canais remotos.
Atendimento espontâneo
Nos casos excepcionais em que o segurado não tenha acesso à internet ou telefone, como preveem as normas, ele vai poder procurar as agências físicas para realizar o seu agendamento ou ainda para o esclarecimento de dúvidas.
Cuidado com o cidadão
Desde 2020, em virtude da pandemia da Covid-19, o INSS tomou uma série de medidas para evitar aglomerações nas unidades de atendimento e restringiu o atendimento presencial mediante agendamento apenas aos serviços que não podiam ser realizados de forma remota, tais como a realização de perícias médicas, avaliação social, reabilitação profissional e justificação administrativa.
No entanto, com o avanço da vacinação, o INSS retoma gradualmente o atendimento presencial, reforçando o seu compromisso social com a população em manter o atendimento contínuo com constantes aprimoramentos para que nenhum segurado seja prejudicado.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social – INSS
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