Os aposentados podem comemorar uma notícia que chegou de Brasília. Ela afetará diretamente quem quer ou precisa retirar um valor emprestado no empréstimo consignado. A modalidade é uma das mais baratas do país e pode ficar ainda mais acessível para os brasileiros. Isso porque o Conselho Nacional da Previdência Social determinou a redução dos juros para os beneficiários do INSS.
Dessa forma, quem quiser pegar dinheiro emprestado precisará pagar menos juros. Além disso, o valor da parcela será menor ou, ainda, a quantidade de parcelas será menor. De qualquer forma, a notícia é excelente para quem recebe benefícios do INSS.
Uma nova taxa para o empréstimo consignado do INSS
O Conselho Nacional da Previdência Social determinou a redução dos juros para os beneficiários do INSS nesta segunda-feira, 13. Com a medida, o valor dos empréstimos ficarão menores, pesando menos no bolso dos aposentados, principalmente. A ideia do governo é evitar o endividamento das pessoas que recebem os menores salários.
Na resolução o Conselho determinou a redução dos juros máximos, que passaram de 2,14% para 1,70%. Apesar disso, a notícia vale apenas para os novos empréstimos contratados. Dessa forma, os empréstimos em andamento seguirão com as mesmas taxas e as mesmas condições da hora da contratação. A nova proposta foi aprovada por 12 votos a 3. Vale ressaltar que o consignado é o empréstimo em que o valor da parcela é descontado automaticamente da folha de pagamentos. Por isso, ela impede o endividamento no empréstimo, mas pode impactar no pagamento de outras contas. Ao todo, 8 milhões de beneficiários do INSS possuem contrato ativo de consignado.
Para aqueles que fazem o uso do cartão de crédito, a taxa de juros caiu de 3,06% para 2,62%. A medida também foi aprovada pelo Conselho para os beneficiários do INSS.
Veja também: Caixa Tem possui cartão de crédito SEM ANUIDADE: veja como pedir o seu
Ainda será necessário pesquisar
Apesar das reduções impactarem de forma positiva o bolso dos beneficiários do INSS, os especialistas ainda dizem que é preciso pesquisar. E isso acontece por dois motivos principais, que são resultado da decisão do Conselho Nacional da Previdência Social.
O primeiro motivo é que as taxas de juros, apesar de terem um máximo, não possuem um mínimo. Com isso, será possível encontrar taxas menores que os 1,70% aprovados. Dessa forma, as pessoas conseguirão encontrar taxas próximas a 1% ao mês, o que é um excelente juros para os beneficiários do INSS.
Por outro lado, especialistas dizem que a decisão pode causar uma fuga de bancos da modalidade do consignado do INSS. Assim, a pesquisa seria necessária para achar uma instituição que tenha boas condições para a linha de crédito.
Vale ressaltar que o funcionamento do empréstimo consignado do INSS seguirá o mesmo: as parcelas ainda sairão do salário dos beneficiários. Por isso, os aposentados precisam cuidar o valor da parcela, para que ele não pese no bolso e faça com que o beneficiário atrase as outras contas.
Veja agora: ATENÇÃO: contribuintes do Imposto de Renda devem declarar o DINHEIRO ESQUECIDO? Saiba mais