Em outubro, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou o menor estoque de processos de Reconhecimento Inicial de Direitos de Benefícios Previdenciários e Assistenciais dos últimos anos. De acordo com o Instituto, são 976 mil pedidos que aguardam análise.
Atualmente, a média de processos concluídos (requerimentos finalizados com ou sem concessão) chega a 630 mil por mês, 70% a mais do que os 462 mil novos requerimentos que, em média, chegam mensalmente à autarquia.
Já o estoque de processos de pedidos iniciais de Benefício por Incapacidade, que aguardam a análise pericial realizada pela Secretaria de Perícia Médica Federal é de 560.342.
Fila de espera para análise do INSS
Vale destacar que com o aumento da quantidade de processos analisados por mês, o Instituto caminha para reduzir ainda mais o estoque e, consequentemente, a espera dos segurados por um benefício.
Parte desse resultado é fruto da inclusão de processos de requerimento inicial com prazo de análise já expirado no Programa Especial para Análise de Benefícios com Indícios de Irregularidade, que prevê o pagamento de bônus aos servidores e também da ampliação do número de servidores que atuam exclusivamente na concessão de benefício, por meio de programas de gestão por teletrabalho.
Assim, esses servidores trabalham com meta mensal maior do que os demais e, portanto, entregam maior produtividade na análise de requerimentos.
A saber, somente no mês de agosto, mais de 1,1 milhão de processos foram despachados (incluindo os benefícios por incapacidade) entre concessões e indeferimentos de benefícios.
Ao todo, mais de 13 milhões de segurados já foram atendidos neste ano nas agências da Previdência Social e mais de 3 milhões de benefícios foram concedidos.
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Serviço digital
Cabe mencionar que outro fator que favorece a redução dos estoques é a transformação digital no INSS.
Isso porque atualmente, 100 serviços já podem ser acessados pelo ‘Meu INSS’, tanto pelo site como pelo aplicativo para celulares.
Ainda mais, a concessão automática de benefícios também é uma realidade na autarquia.
Apenas no mês de setembro, mais de 159 mil decisões foram realizadas de maneira automática, o que representa cerca de 35% do total de pedidos. Desse montante, foram decididos 79 mil benefícios assistenciais e cerca de 80 mil benefícios previdenciários.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
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