O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já definiu as datas de pagamentos das aposentadorias e dos benefícios em novembro. Destinado a milhões de pessoas em todo o país, o valor serve como a única fonte de renda para muitas famílias no Brasil. Por isso, a importância do pagamento é enorme. Atualmente, a folha de pagamento da instituição passa de 36 milhões de pessoas.
Por isso, hoje vamos falar sobre o calendário de pagamentos do INSS, que começa já nesta semana. Vale lembrar que é preciso seguir os critérios da aposentadoria e dos benefícios para receber o dinheiro, que cai em qualquer conta de banco que você decidir.
Quem recebe um salário mínimo
Os pagamentos do INSS são divididos em dois grupos, para facilitar a chegada do dinheiro às pessoas. Para isso, a previdência usa o valor que cada pessoa recebe: se recebe um salário mínimo ou se recebe mais de um salário mínimo. No caso das pessoas que recebem os atuais R$1.212, o calendário é um pouco mais extenso, dado que mais pessoas estão nessa lista.
Apesar disso, o critério é sempre o mesmo: o dígito final do NIS. Dessa forma, quem tem NIS finalizado em 1, receberá o dinheiro no dia 24 de novembro. No dia seguinte, 25 de novembro, receberão os aposentados e pensionistas com NIS terminado em 25. Na semana seguinte, o INSS fará os pagamentos nos dias 28, 29 e 30 de novembro, além de 1 e 2 de dezembro para quem tem NIS finalizado em 3, 4, 5, 6 e 7. Por último, recebem os beneficiários com NIS terminado em 8, 9 e 0 nos dias 5, 6 e 7 de dezembro.
Para saber o valor que você receberá ou para consultar quaisquer informações referentes à aposentadoria, o beneficiário pode acessar o portal ou aplicativo Meu INSS. Lá constam todas as informações referentes ao programa de pagamentos.
Quem recebe mais de um salário mínimo do INSS
Quem recebe mais de um salário mínimo tem um calendário diferente. Dessa forma, essas datas valem para quem recebe mais de R$1.212, seja por conta do tempo de contribuição, seja pelo valor arrecadado durante a vida laboral. Assim como nos pagamentos de quem recebe menos, o valor cai na conta bancária selecionada no cadastro do aposentado ou pensionista.
Além disso, pelo fato de o número de pessoas ser menor que no pagamento que mencionamos acima, o INSS paga dois grupos por dia. Dessa forma, quem tem NIS terminado em 1 e 6 receberá o valor no dia 1 de dezembro. No dia seguinte, 2 de dezembro, o valor cai nas contas de quem tem NIS terminado em 2 e 7. Na outra semana, recebem no dia 5 de dezembro os aposentados e pensionistas do INSS com NIS terminado em 3 e 8. No dia 6 de dezembro recebem os beneficiários com NIS terminado em 4 e 9. Por último, encerrando os pagamentos, recebem os beneficiários com NIS terminado em 5 e 0.
Vale lembrar, ainda, que quem passou a receber a aposentadoria a partir de maio de 2022 ainda receberá o valor do décimo terceiro salário. Esse dinheiro será pago em cota única para todos os beneficiários que têm direito.