O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é o responsável por entregar benefícios para mais de 39 milhões de brasileiros e brasileiras. Assim, o órgão mantém no radar o combate aos golpistas, que usam das mais variadas artimanhas para ludibriar a boa-fé dos segurados e seguradas da Previdência Social.
Cabe destacar que os golpes são mais diversos, sendo utilizadas, na maioria das vezes, ferramentas virtuais, como mensagens de SMS, WhatsApp e telefonemas, quase sempre oferecendo vantagens e ganhos inexistentes.
INSS alerta para as modalidades de golpes
A saber, um dos golpes rotineiramente aplicados é o da prova de vida online. Nele, os criminosos telefonam para aposentados e pensionistas alertando sobre a suposta necessidade de realizar o procedimento de forma digital. Alegam que é uma nova modalidade adotada pelo INSS.
No passo seguinte, o criminoso, que se passa por atendente do INSS, pede para a vítima confirmar os dados pessoais e bancários.
Depois, solicita o envio de uma foto atualizada e dos documentos digitalizados, gerando margem para um golpe pelo WhatsApp.
Então, de posse dos dados confirmados e a foto do documento, o criminoso terá mais facilidade para agir e executar a fraude financeira.
Gerente da maior Agência da Previdência Social (APS) no Acre, a unidade Rio Branco, Ocian Florêncio destaca que os golpes prejudicam os aposentados e pensionistas, que, na maioria das vezes, são induzidos pelas facilidades oferecidas pelos golpistas.
“Temos uma clientela idosa. Muitos não têm habilidade com as ferramentas tecnológicas e terminam sendo presas fáceis para os criminosos”, diz.
Ocian Florêncio recomenda que os segurados do INSS não aceitem os contatos como verdadeiros.
“Sempre que receber telefonema, SMS, mensagem de WhatsApp e e-mail tratando de assuntos relacionados ao INSS, o melhor caminho é não informar os seus dados. Se tiver dúvidas, procure os nossos canais oficiais, como a Central 135, ou aplicativo ‘Meu INSS’. Ou peça ajuda a um familiar ou amigo de confiança”, recomenda.
Como não cair em golpe
O site do INSS orienta o segurado a concentrar todas as operações de atualização no espaço ‘Meu INSS’ na plataforma Gov.br e jamais compartilhar login e senha.
Por fim, as dicas para os aposentados são as seguintes:
- Manter os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço atualizados no ‘Meu INSS’ ou pelo telefone 135.;
- Não atender solicitações de dados por e-mail, mensagem ou telefone;
- Não clicar em links enviados por SMS e desconfiar de mensagens não identificadas. O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41;
- Acessar o ‘MEU INSS’ na plataforma Gov.br para confirmar o contato ou a convocação;
- Usar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir solicitações do INSS, seja para agendar um serviço ou para entregar algum documento.
Em complemento, o INSS garante que nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social