O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) alerta para que segurados atendam o prazo até 11 de novembro para evitar a suspensão de benefícios.
Isso porque, como se sabe, o INSS realizou uma operação de pente-fino com cerca de 170 mil segurados com o objetivo de identificar possíveis irregularidades nos pagamentos dos benefícios.
Na ação, cidadãos foram notificados com as devidas orientações para providenciar o agendamento e realização de uma perícia médica.
Contudo, dos 95 mil que foram notificados, apenas 10 mil providenciaram o agendamento de perícia.
Suspensão do benefício
Conforme divulgado pelo INSS, as pessoas que não agendarem a perícia dentro do prazo estabelecido, que é de 30 dias a contar da data de notificação, terão o benefício suspenso.
Não foi notificado? Veja se está no Edital
A saber, foi publicado um Edital de Convocação, com prazo já citado até o dia 11 de novembro para o agendamento da perícia médica para reavaliação de benefício por incapacidade, com os nomes em ordem alfabética de todos os convocados.
A lista completa pode ser acessada através deste link.
São cerca de 95 mil nomes que foram divulgados no Diário Oficial da União pois estes não foram localizados pelo INSS e consequentemente, não receberam notificações por meio das cartas, conforme consta no Edital:
“Este instrumento de convocação foi adotado em virtude da devolução pelos Correios da carta encaminhada pelo INSS ao endereço constante no cadastro do Sistema Único de Benefícios – SUB, não tendo sido localizado o beneficiário em decorrência de mudança de endereço, ou da existência de informações incompletas no cadastro, que impossibilitaram a emissão de correspondência, ou tendo sido localizado, não realizaram o agendamento ao término do prazo”.
Agendamento no INSS
Para agendar a perícia médica, o segurado deve ligar para a central de atendimento do INSS pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7 horas às 22 horas.
Além disso, é possível marcar pelo site ou aplicativo ‘Meu INSS’, clicando em “Agendar Perícia”.
Dessa forma, no dia marcado para o atendimento pelo Instituto, você deverá apresentar os seguintes documentos:
- Carteira de identidade;
- CPF;
- Laudo médico contendo CID (Classificação Internacional de Doença) e a descrição da doença;
- Exames médicos recentes que comprovem a doença.
Leia também: Novo Bolsa Família: Novos valores para o programa são divulgados; conheça