O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) faz um alerta para os cidadãos ficarem atentos com a nova modalidade de golpe que vem sendo aplicada.
Como se sabe, o Instituto possui uma assistente virtual, a Helô, que é um programa de computador, que simula a conversa humana, para automatizar o atendimento ao público.
A assistente está programada para esclarecer as dúvidas mais frequentes dos usuários no ‘Meu INSS’, por meio de um banco de respostas já definidas para cada situação específica.
No entanto, criminosos estão se aproveitando disso para aplicar golpes, e é sobre isso que vamos te alertar neste artigo.
Golpe simula atendimento do INSS
O Instituto alerta que golpistas estão se passando por uma suposta “Central de Atendimento” e utilizam até mesmo a imagem da Helô para tornar mais “real” e para tentar obter dados pessoais dos beneficiários.
A saber, as abordagens têm ocorrido por mensagem de celular, via WhatsApp.
Para confundir ainda mais os segurados, os criminosos até confirmam algumas informações e ainda fornecem um número de protocolo de atendimento. Tudo para simular um atendimento de credibilidade. Mas não caia nesse golpe!
O INSS orienta a todos para que, caso recebam esse tipo de contato, bloqueiem imediatamente o número e não forneçam nenhum dado pessoal, foto ou documentos.
Assistente virtual Helô
Como mencionado, a Helô de fato é um canal oficial do INSS, que funciona como um plantão de dúvidas. Para acessar o canal oficial, acesse a plataforma ‘Meu INSS’. Você verá no canto direito da tela o ícone da Helô, e basta clicar no mesmo para iniciar o atendimento, sendo necessário informar apenas o seu nome e CPF.
Aqui vale a observação de que é o cidadão que procura esse canal de dúvidas, e nunca o contrário. A assistente virtual não busca o segurado para iniciar um atendimento.
Orientações para evitar golpes
Para evitar cair nesse tipo de golpe, o INSS recomenda:
- Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo ‘Meu INSS’ ou pelo telefone 135;
- Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato;
- O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos;
- O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41. O INSS nunca manda links nem pede documentos via SMS;
- Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no ‘Meu INSS’ e pode ser verificada também pelo telefone 135.
- A pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar algum documento: aplicativo/site ‘Meu INSS’ ou agência da Previdência Social (com agendamento);
- É bom saber que quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.
E se eu fui vítima de uma tentativa de golpe, o que fazer?
É preciso denunciar as tentativas de golpes à Ouvidoria pela internet ou pelo telefone 135.
Caso tenha chegado a sofrer um golpe efetivamente, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos (por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso).
Com informações do INSS
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