Como se sabe, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem intensificado as ações de atendimento extraordinário com os chamados mutirões, para agilizar as avaliações sociais e, em parceria com o Ministério da Previdência, as perícias médicas presenciais para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas com deficiência de baixa renda e, em alguns casos para benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).
No entanto, o que ainda é dúvida para muita gente, é como participar desses mutirões. Você também quer saber? Então, é só continuar a leitura!
Como funcionam os mutirões do INSS
Vale ter atenção ao trâmite legal de um mutirão do INSS para que você não caia em nenhum golpe de falsa mensagem que possa vir a receber. Então, vamos lá!
Antes de tudo é preciso deixar claro que todos os atendimentos são feitos mediante a antecipação de agendamento, e isso pode acontecer basicamente de duas formas.
- Por meio de contato do Instituto Nacional do Seguro Social; ou
- Mediante a divulgação da abertura de agenda do INSS.
Agora, vamos aos detalhes!
No primeiro caso, o INSS liga para o segurado e diz que há a opção de agendar o atendimento. Dessa forma, caso o segurado concorde, a marcação é feita.
Ah, vale a pena lembrar de uma observação importante! Nestes casos, o número que vai aparecer no visor do telefone celular quando o instituto ligar é o (11) 2135-0135.
Além disso, a outra opção é quando o INSS divulga que a agenda de avaliação social ou perícia médica estará aberta e os segurados fazem o agendamento através do site, pelo aplicativo ‘Meu INSS’, ou entram em contato pela Central Telefônica 135, que tem funcionamento de segunda a sábado, no horário das 7h às 22h.
Já os atendimentos para entrega do Atestmed, que substitui a perícia presencial pela análise documental nos casos de benefício por incapacidade temporária, podem ser realizados sem agendamento nas Agências da Previdência.
Será que não tem como conseguir um “encaixe”?
Infelizmente não. A saber, não há atendimento espontâneo nos mutirões do INSS. Em outras palavras, quer dizer que quando a Agência da Previdência abrir no final de semana para realizar o atendimento extra, somente os segurados que estejam previamente agendados passarão pelo exame pericial ou pela avaliação social.
Ainda mais, as pessoas agendadas para a avaliação social e perícia médica devem levar seus documentos médicos (laudos, atestados, receitas) no dia do atendimento no INSS.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social