Notícia fresquinha sobre os mutirões do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)!
A saber, o Departamento de Perícia Médica Federal do Ministério da Previdência Social realiza, até agosto deste ano, diversos mutirões de atendimento em oito estados brasileiros, sendo eles: Rondônia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Assim sendo, a forma extraordinária de trabalho tem o objetivo de diminuir o tempo que os segurados esperam pelo atendimento pericial.
Vale destacar que ao todo, serão 2.325 vagas.
Mutirões do INSS
Em resumo, os mutirões irão realizar perícia médica para os cidadãos que já possuem atendimento marcado para requerimentos de benefícios, tais como auxílio-doença, Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) e auxílio-acidente.
Desse modo, os atendimentos acontecem nas Agências da Previdência Social das localidades em que as vagas foram disponibilizadas.
Então, o segurado que desejar adiantar a perícia pode ligar na Central 135 ou acessar o ‘Meu INSS’ para atendimento, caso a localidade tenha vagas extraordinárias.
Confira também: STF aplica nova condição para o PISO SALARIAL DA ENFERMAGEM
Próximos Estados com mutirão do INSS!
Confira agora as localidades e dias dos mutirões do INSS:
ARIQUEMES (RO) – 375 vagas
- De 26 de junho a 14 de julho
SORRISO (MT) – 530 vagas
- De 24 de julho a 5 de agosto
- De 17 a 25 de agosto
RONDONÓPOLIS (MT) – 600 vagas
- De 12 a 27 de julho
- De 1 a 18 de agosto
AÇAILÂNDIA (MA) – 240 vagas
- De 26 de junho a 7 de julho
ITAMARANDIBA (MG) – 120 vagas
- De 10 a 14 de julho
ARAGUAÍNA (TO) – 145 vagas
- De 10 a 15 de julho
GURUPI (TO) – 120 vagas
- De 17 a 21 de julho
ALEGRETE (RS) – 75 vagas
- De 18 a 20 de julho
SÃO MIGUEL DO OESTE (SC) – 120 vagas
- De 24 a 28 julho
Leia ainda: URGENTE! Acaba de sair AVISO IMPORTANTE sobre a volta do CONSIGNADO
Fraude no INSS
A Operação Ambu, deflagrada na manhã desta terça-feira (4), combate fraude em 32 benefícios previdenciários reativados irregularmente na cidade de Vitória de Santo Antão (PE).
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, além de determinado o afastamento das funções públicas de um servidor do INSS, envolvido na fraude.
Cabe mencionar que os mandados foram expedidos pela 36ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco.
Em suma, o caso foi iniciado a partir de material encaminhado pelo Instituto.
O servidor do INSS reativava temporariamente benefícios cessados por óbito, com alteração do motivo de cessação e de dados do titular, para recebimento de valores indevidos.
Além disso, foi identificado que ele também fazia a inclusão dos próprios dados como representante legal ou como procurador dos benefícios reativados.
No decorrer das investigações, a Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP) do Ministério da Previdência Social, identificou que os 32 benefícios reativados irregularmente geraram um prejuízo superior a R$ 470 mil.
Ainda mais, a operação contou com a participação de 10 policiais federais e quatro servidores do Ministério da Previdência Social.
Fonte: Ministério da Previdência Social
Veja também: Décimo Terceiro JÁ COMEÇOU! Veja o calendário da 2ª parcela