A revisão de aposentadoria é um recurso fornecido para trabalhadores já aposentados pelo INSS. Assim, pelo recurso, é possível corrigir possíveis erros. Ou, ainda, melhorar o valor do benefício recebido ou até mesmo alterar o tipo de benefício. Desse modo, entenda, nesse artigo, do Brasil 123, como pedir uma revisão de benefício do INSS e quais os principais cuidados a serem tomados nesse caso.
O que é o INSS
O INSS é responsável pela aposentadoria de muitos brasileiros. Além disso, a filiação (vínculo formal entre previdência e contribuintes) pode ser obrigatória ou facultativa. Então, no caso da obrigatória, quem exerce atividade remunerada filia-se automaticamente ao INSS. Já, a facultativa, é para quem escolhe se inscrever no INSS e pagar a contribuição.
É muito importante se informar a respeito das contribuições, dos benefícios e dos recolhimentos para que se possa dar entrada no que lhe for de direito no tempo exato.
O que é a revisão do INSS
Muitas falhas acontecem por se conceder esse benefício aos empregados. Isso porque, de forma equivocada, se concedem alguns benefícios por se suprir direitos dos segurados. Desse modo, entra em ação a revisão de aposentadoria, que realiza o benefício. Porém, muitas vezes, aumenta-se o valor do mesmo.
Então, para pedir essa revisão, não é preciso esperar nenhum dia. Ou seja, basta analisar seu caso com muita cautela para verificar se realmente há algum erro e se será possível aumentar, de fato, o valor do benefício.
Dessa forma, existe um prazo de 10 anos para que o segurado revise o valor. Após esse prazo, o direito então decai. Todavia, qualquer um que não concorde com o valor pode pedir uma revisão. No entanto, também existem casos em que o beneficiário se encontra em situações específicas de novas teses jurídicas que dão direito a um aumento de benefício.
Como fazer a revisão de benefício do INSS?
Para fazer o pedido, basta ligar na central de atendimento 135 e optar pelo serviço de revisão de aposentadoria. Feito isso, será informada uma data para levar os documentos na agência e efetivar o requerimento. Ainda, você também pode fazer esse pedido diretamente pelo site.
Documentos pedidos pelo INSS
Assim, os documentos necessários são os de identificação, como RG e CPF e CNH, comprovante de residência e formulários previdenciários. Documentos rurais também, como, por exemplo, certidão de nascimento, compra e venda de propriedade rural. Além de, também, filiação com sindicato de trabalhadores rurais, comprovante de matrículas em escolas rurais, boletins, entre outros documentos.
Não esqueça também do requerimento por escrito com os motivos para o pedido de revisão de aposentadoria. Obtenha-o no próprio site do INSS, sendo também necessário ter em mãos o número de benefício que você deseja revisar.
Sempre mantenha-se informado a respeito dos seus direitos em relação a benefícios previdenciários, já que isso é muito importante para evitar problemas. Em caso de ter dúvidas maiores, entre então em contato com o INSS ou vá a uma agência para saber mais.