De acordo com a Associação Brasileira do Sono, de cada três brasileiros, pelo menos um tem insônia. Trata-se de um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de começar a dormir, manter-se dormindo ou acordar antes do horário desejado.
Importância do sono
Repõe as energias, revigora o corpo e a mente e nos regula para uma nova jornada. É durante este intervalo que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios e consolida a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo.
A privação do sono leva à falta de atenção, a dificuldade de concentração, de memória, no caso a privação crônica do sono. Existe também uma relação da insônia com a depressão. Então dormir pouco e com uma qualidade ruim, aumenta a irritabilidade e isso também acaba diminuindo a expectativa de vida. Então é importante que o sono seja de boa qualidade
Causas da insônia
A principal causa da insônia são os fatores psicofisiológicos, como expectativas, preocupações e estresse. Além disso a insônia também pode ser sintoma de alguns transtornos psicológicos.
Algumas dicas para ajudar a higienizar o sono e evitar a insônia
- Adotar horários regulares de sono;
- Fazer atividade física pela manhã ou à tarde;
- Evitar bebidas com cafeína à noite.
- Evitar dormir durante o dia;
- Diminuir a exposição à luz durante a noite;
- Luzes brancas ou azuis, como telas de celular, computador ou tablet devem ser evitadas algum tempo antes do horário de dormir, pois inibem a produção dos hormônios responsáveis pelo sono.
Nesse sentido, os episódios de insônia que persistem por mais de duas semanas são subagudos e podem indicar um distúrbio crônico ou outras condições de saúde. Por isso, é fundamental buscar ajuda especializada caso nenhuma dessas dicas de higiene do sono funcione para você.
Se conhece alguém que sofre de insônia, marque ou envie essa publicação.
Por fim, veja também: Como conseguir dormir: dicas para quem sofre de insônia.