Uma pessoa insegura é aquela que tem medo da opinião dos outros e não consegue ser ela mesma por causa dos julgamentos das outras pessoas. A insegurança também pode ser ocasionada pela sensação de incapacidade diante das situações e pelo medo de fracassar.
Ou seja, a pessoa insegura sente muita ansiedade e não consegue lidar com situações, até mesmo corriqueiras e se sente travada no dia a dia. Veja exemplos de situações nas quais uma pessoa pode sentir-se insegura e veja como trabalhar isso, para ser mais autoconfiante.
Positividade tóxica: acreditar que tudo sempre dará certo pode não ser bom
Medo de apresentar-se em público
Uma pessoa insegura pode demonstrar isso através do medo de fazer apresentações em público, tanto na escola, como na faculdade e no trabalho. E isso pode ser um atraso, já que é muito importante saber expor a sua opinião em público, para uma vivência melhor em sociedade.
Timidez ao conhecer pessoas novas
Muitas vezes uma pessoa insegura tem que passar pelo momento onde ela é apresentada a pessoas novas. Como não acredita em si mesma e nas suas habilidades, ela sente vergonha e sente incapacidade de socializar. Por isso, uma pessoa insegura tende a fazer menos amigos e a ter um círculo social bem limitado.
Vergonha em entrevistas de emprego
A insegurança pode se manifestar em uma entrevista de emprego, porque a pessoa já tem medo do que as outras pensarão dela. Ou seja, isso piora em situações nas quais ela é o foco e ela está sendo analisada. Essa vergonha pode atrapalhar a conseguir um emprego, simplesmente por não conseguir demonstrar suas habilidades ao recrutador.
Padrões de beleza: o que são eles e porque você não deve segui-los
Não conseguir dizer “não”
Pessoas inseguras tendem a falar “sim” para as outras, porque não julgam que sua opinião própria é válida diante das situações. Ou seja, elas preferem confiar na opinião e nas decisões alheias, por sentirem-se incapazes de tomar boas decisões. Por isso, elas acabam fazendo coisas que não queria e sentindo-se frustradas. Isso acontece, também, porque elas valorizam demais a opinião dos outros.
Porque a insegurança acontece
A insegurança é um reflexo da sua opinião sobre você mesmo. Ela é caracterizada pela desconfiança das suas habilidades. Geralmente, pessoas que escutaram muitas críticas ao longo da vida tendem a sentir-se inseguras e incapazes, esperando sempre que alguém aponte algum erro em suas falas e atitudes.
Como trabalhar a sua autoconfiança
O autoconhecimento é fundamental para melhorar a insegurança, uma vez que cada pessoa tem seus defeitos e também tem suas qualidades. Uma pessoa insegura tende a ver mais defeitos nelas mesmas que nas outras pessoas. Além disso, ela tende a ver mais qualidades nas outras pessoas que nelas. Contudo, todas as pessoas são únicas e boas em algumas coisas, enquanto são ruins em outras.
Por isso, é indicado às pessoas que sofrem com a insegurança procurar ajuda de um psicólogo. Isso porque este profissional a ajudará a reconhecer os seus pontos fortes e fracos, para que elas possam ressaltar os primeiros e melhorar os últimos.
Hábitos que atrasam a sua vida: veja o que você deve fazer diferente