A insegurança está diretamente relacionada ao medo. Nós podemos ficar inseguros em diversas situações, como por exemplo, quando tememos não sermos amados num relacionamento, ou não termos o nosso trabalho reconhecido profissionalmente. Situações diárias, podem provocar diversos tipos de insegurança. A insegurança acontece em situações as quais você se sente ameaçado, mesmo que sejam pequenas ameaças. Por isso, veja como trabalhá-la, nessa matéria.
Hábitos rápidos para fazer todos os dias e aumentar a qualidade de vida
Entenda que a insegurança não é parte de você
A insegurança surge com algumas, ou com várias, situações que acontecem na sua vida. Contudo, ela está atrelada às situações, e não a sua personalidade. Por isso, não pense que você é uma pessoa insegura. Pense que você se sente insegura, diante de determinadas situações. Ou seja, ela não te define. Pessoas super seguras de si, também passam por situações em que se sentem inseguras.
Entenda o problema
Quando você sente medo de alguma situação, é comum generalizar e relacioná-la à situação como um todo. Na verdade, por trás de motivos que julgamos maiores, tem algo mais específico, do qual temos medo. Por exemplo, se você tem medo de falar em público, você não tem medo de falar e expor suas ideias. O medo real, é o medo do julgamento das pessoas. Dessa forma, identifique qual o medo por trás do medo, para que você possa trabalhar nele.
Não aceite como verdade o seu primeiro pensamento
No momento da insegurança, costumamos deixar que o pensamento de medo fale alto. Dessa forma, alimentamos o nosso primeiro pensamento, que é o de receio e que provoca ansiedade. Esse pensamento costuma passar longe do racional, ou da verdade. Por isso, não aceite-o quando ele surgir. Pelo contrário, justifique para si mesmo, o porquê dele estar errado. Respire fundo e analise, realmente, se a situação é mesmo tão ameaçadora quanto o meu medo faz parecer.
Faça artesanato: faz bem para para o corpo e para a mente
Se informe
Se informe melhor sobre as situações que te deixam inseguro. Muitos dos nossos medos, na verdade, nem tem um fundamento real, ou seja, a única coisa que poderia justificá-los, está em nossa mente e é criada pela nossa imaginação. Por isso, busque saber mais sobre aquilo que te traz insegurança. Você poderá descobrir que o monstro é muito menor do que você imaginava.
Treine
Sempre que você sentir medo ou insegurança, faça de tudo para não alimentá-los, ou seja, não dê vazão a eles, encare-os. A melhor forma de lidar com algo que tememos, é fazendo justamente o que nos causa esse desconforto. A maioria das vezes, tudo que pensamos sobre a situação é muito pior do que a realidade.
E, treinando, você diminui a sua ansiedade com relação a ela, porque já sabe o que esperar. O que vira hábito, rotina, deixa de ser novidade e de provocar medo e estresse. Dessa forma, não deixe os seus medos te vencerem, lute com eles e vença-os, primeiro.
O que é a ansiedade, quais os seus sintomas e como tratar