Inscritos no Cadúnico podem ter acesso a diferentes benefícios. Entre eles está o Bolsa Família que oferece às famílias com renda per capita de até 218 reais, um auxílio de no mínimo 600 reais. Entretanto, este valor pode variar de acordo com os membros das famílias, bem como com as suas características.
Quer entender mais sobre os benefícios concedidos aos inscritos no Cadúnico? Então continue a leitura deste texto que traz muitas informações.
Como fazer a inscrição no CadÚnico
A partir do registro no Cadúnico, o governo pode ter acesso e saber quais são as famílias que vivem em situação vulnerável. O Cadastro Único teve sua criação pelo Governo Federal, no entanto as alterações e inscrições, são as prefeituras municipais que realizam.
Desde o terceiro mês do ano de 2022 as pessoas podem realizar o pré-cadastro através da internet, tanto pelo site, quanto pelo aplicativo. Após a realização do pré cadastro, é necessário ir até um Centro de Referência de Assistência Social para a apresentação dos documentos. Assim como, informar dados relacionados à moradia, família, ocupação, renda, etc. No entanto, o pré cadastro feito de maneira on-line, é opcional. Portanto, pode-se realizar todo o processo para a inscrição no Cadastro Único em algum posto de atendimento.
É importante ressaltar que quem fará a inscrição é alguém responsável pela família. Este será chamado de Responsável pela Unidade Familiar (RF) no Cadastro Único, e deverá apresentar, no dia da entrevista, CPF ou título de eleitor. Não há a obrigatoriedade, todavia documentos como comprovante de residência, frequência escolar das crianças e adolescentes ou então carteira de trabalho podem auxiliar a realização do cadastro.
Benefícios do CadÚnico
A inscrição no Cadúnico é um meio que permite o acesso de diferentes pessoas a benefícios como o Bolsa Família, auxílio na tarifa de energia elétrica ou então na hora de comprar o gás. Da mesma maneira que, auxilia no acesso a outros programas como Benefício de Prestação Continuada (BPC), programa Minha Casa Minha Vida, Identidade Jovem, carteira do idoso, etc.. Estes programas utilizam, portanto, o Cadúnico como requisito para fornecer às pessoas os benefícios que eles possuem.
Benefício do Bolsa Família
Este programa do Governo Federal tem a finalidade de auxiliar famílias que possuem renda per capita de até 218 reais, ou seja, quando a divisão de toda a renda mensal, entre o número de membros da família for igual ou inferior a 218 reais, ela poderá ter acesso a este benefício.
Assim como alguns outros programas do governo, o Bolsa Família exige que a família possua inscrição no Cadúnico.
O valor mínimo deste benefício é de 600 reais, no entanto, há alguns bônus. Por exemplo, para cada criança de até seis haverá um adicional de 150 reais. Bem como, no caso de gestantes ou crianças e adolescentes até 18 anos, terá um aumento de 50 reais por cada um deles.
Contudo, vale ressaltar que para os beneficiários continuarem recebendo o Bolsa Família é necessário cumprir requisitos como o acompanhamento pré-natal, ter a carteira de vacinação das crianças em dia, entre outros.
Não perca: INSS: 13° salário será ANTECIPADO, veja quem vai receber e acompanhe o calendário ATUALIZADO