As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2024 começam nesta segunda-feira (29).
E atenção, pois o período é curto! O prazo segue até a próxima quinta-feira (1º) e elas são feitas exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Oferta de bolsas do Prouni
Vale destacar que essa edição do Prouni vai ofertar um total de 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais, o que representa 76% do total oferecido, e 97.451 parciais (50%), distribuídas em 15.482 cursos de 1.028 instituições participantes.
Ainda mais, é importante ressaltar que para se inscrever é preciso ter realizado pelo menos uma das duas últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado, no mínimo, 450 pontos de média nas notas das cinco provas do exame.
Além disso, o estudante não pode ter tirado zero na prova de redação do Enem e nem ter participado do exame na condição de treineiro.
Também é necessário atender a um dos requisitos, ao menos:
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola privada como bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista;
- Ser pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação;
- Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica.
Resultado
O processo seletivo do Prouni terá duas chamadas sucessivas. Os resultados com a lista dos candidatos pré-selecionados estarão disponíveis no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior em 6 de fevereiro e em 27 de fevereiro.
Mais sobre o Prouni
Para quem não está familiarizado, cabe mencionar que o Prouni oferta bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições de educação superior privadas.
Para concorrer às bolsas integrais do Prouni, o estudante deve ter concluído o ensino médio e comprovar renda familiar bruta mensal – por pessoa – de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.
Como requisitar a bolsa?
O candidato deve indicar, em ordem de preferência, até duas opções de curso, selecionando a instituição de ensino e o turno.
Na sequência é necessário indicar se a participação será em ampla concorrência ou via cotas. As indicações de cursos poderão ser alteradas até o fim do período de inscrições.
E fique de olho! Como mencionado, o Prouni terá uma primeira lista de chamada divulgada no dia 6 de fevereiro e uma segunda no dia 27.
Então, nos dias 14 e 15 de março os candidatos ainda poderão sinalizar interesse na lista de espera, que terá resultado publicado no dia 18 de março.
Com informações da Agência Brasil