As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (5). Sendo assim, os interessados em participar do certame, a ser aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, têm até 16 de junho para fazer o cadastro na Página do Participante.
A saber, a taxa de inscrição é R$ 85 e deve ser paga até 21 de junho.
Fim das parabólicas assusta, mas inscritos do CADASTRO ÚNICO recebem kit gratuito
Edital do Enem 2023
O edital com o cronograma e também com as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês.
Assim, além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo as situações em que o candidato pode ser eliminado.
Inscrição
Cabe ressaltar que, mesmo aqueles que solicitaram a isenção da taxa do Enem, também devem se inscrever no exame 2023.
Essa informação é fundamental porque alguns candidatos se confundem e acham que a aprovação da justificativa da ausência no Enem 2022 ou da solicitação da isenção de pagamento da taxa de inscrição no Enem 2023 resulta automaticamente na inscrição do candidato.
Contudo, isso não acontece. Portanto, faça a sua inscrição.
Confira ainda: Restituição do Imposto de Renda: Não recebeu ainda? Veja a data do 2º LOTE
Provas
A publicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) traz, ainda, critérios para a correção das provas do Enem e os procedimentos para as pessoas que precisam de cuidados especiais durante o concurso.
Além disso, vale destacar que os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep.
Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.
Veja também: Bolsa Família, Vale Gás, Caixa Tem e mais! Confira os destaques da semana
Mais sobre o Enem
Para quem não está familiarizado, cabe explicar que o Enem, criado em 1998, avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, no Ensino Médio.
Em resumo, o exame é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e Fundo de Financiamento Estudantil (FIES), que considera as notas individuais obtidas pelos inscritos no Enem para aproveitamento nos processos seletivos.
Com informações da Agência Brasil
Leia ainda: CAIXA TEM: Dinheiro LIBERADO no aplicativo! Veja como resgatar AGORA MESMO