Estão abertas as inscrições para o Coletivo Online, curso gratuito e 100% digital voltado para os jovens entre 16 e 25 anos de comunidades urbanas do estado de São Paulo (SP) e Cuiabá (MT) inscritos no Cadastro Único do Governo Federal e que concluíram ou estão cursando o ensino médio.
Vale ressaltar que o início do curso está previsto para 21 de março.
Como se inscrever?
Em primeiro lugar, é importante avisar para que você faça a inscrição usando o número de celular que você vai usar no curso, porque é para esse número que serão enviadas as videoaulas.
Clique neste link e preencha os seus dados.
Cursos gratuitos
A qualificação é voltada para desenvolver as habilidades necessárias para buscar oportunidades no mercado de trabalho. A iniciativa é uma parceria dos Ministérios da Cidadania e do Trabalho com o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB).
O formato do programa permite que o jovem faça o curso de qualquer lugar, a qualquer momento, por meio de seu WhatsApp.
A saber, são 11 videoaulas curtas e objetivas, focadas em temas do mundo do trabalho, tais como elaboração de plano de vida, planejamento financeiro, construção de currículo e como se preparar para entrevistas e processos seletivos.
Os participantes terão até quatro semanas para assistir às aulas e fazer as atividades práticas.
Ao fim, recebem um certificado de conclusão e se cadastram em comunidades de vagas do programa. É possível se candidatar a processos seletivos de uma rede de parceiros de mais de 400 empregadores.
O Instituto Coca-Cola Brasil é parceiro da Rede do Plano Progredir do Ministério da Cidadania. O Progredir é um plano de ações do Governo Federal para gerar emprego, renda e promover a construção da autonomia das pessoas.
A aceleração de iniciativas digitais está conectada ao compromisso de impactar milhões de jovens na temática de inclusão produtiva como uma das alavancas de transformação e crescimento econômico para o país.
Apenas em 2021, 25 mil jovens se formaram nas aulas do programa online, sendo 69% negros e 69% mulheres.
Fonte: Diretoria de Comunicação do Ministério da Cidadania
Veja também: É verdade que o Auxílio Brasil vai aumentar? Acompanhe as últimas informações