Mesmo diante de diversos impasses, o governo federal segue trabalhando para a implementação de um novo programa social, o Auxílio Brasil, programa que vai substituir o Bolsa Família.
A expectativa é que o programa tenha início a partir de novembro, sendo que os pagamentos do auxílio emergencial 2021 serão concluídos em outubro.
Diante desse cenário, uma das maiores dúvidas dos brasileiros é em relação à inscrição para o Auxílio Brasil.
Continue a leitura para ter acesso a informações importantes deste assunto.
Inscrição para o Auxílio Brasil
É importante deixar claro que o governo ainda não deu todos os detalhes de como vai funcionar o processo de inscrição para o programa, no entanto, algumas informações já foram divulgadas.
Por exemplo, a forma de entrada permanece sendo através do Cadastro Único, de acordo com as declarações do ministro da Cidadania, João Roma.
Vale mencionar que poderão haver mudanças nas faixas de classificações de renda de enquadramento do programa, o que pode permitir a entrada de novos beneficiários.
Ainda falando do Cadastro Único, outra informação já veiculada é que será necessário que este cadastro esteja atualizado.
Cadastro Único
Através do aplicativo ‘Meu CadÚnico’ é possível verificar se a família está cadastrada e se precisa atualizar as informações. A ferramenta informa se o cadastro está desatualizado ou em processo de averiguação e ainda permite a impressão de comprovantes.
Para aqueles que não tenham acesso à internet, podem procurar algum Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do CadÚnico.
Nos casos em que ocorram mudanças de endereço, de telefone, de estado civil, de renda mensal ou em eventos de nascimento, adoção ou falecimento na família, o cadastro deve ser atualizado o mais rápido possível.
No entanto, vale ressaltar que a inscrição no Cadastro Único não garante a entrada direta no programa, é apenas um dos requisitos que serão analisados.
Quais documentos serão necessários?
O titular, responsável pelo cadastro de sua família, deve exibir os seguintes documentos:
- Certidão de Nascimento;
- Certidão de Casamento;
- CPF;
- RG;
- Carteira de Trabalho;
- Título de Eleitor.
No caso de indígenas, é necessário Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RAIN). A apresentação de CPF e de título de eleitor pode ser dispensada para indígenas ou quilombolas, mas algum outro documento de identificação, entre os citados anteriormente, deve ser levado.
Quem faz parte do Bolsa Família precisa se cadastrar também?
Não. De acordo com orientações do ministro da Cidadania, João Roma, os beneficiários que já estão no Bolsa Família e, portanto, registrados no Cadastro Único, não precisam fazer novo cadastro para o Auxílio Brasil.
“Eles já seguem naturalmente para o benefício do Auxílio Brasil”, reforçou o ministro.
Com informações da Agência Brasil
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