A inscrição no CadÚnico é o primeiro passo para garantir os benefícios dos programas sociais do governo. O principal deles é o PBF (Programa Bolsa Família), contudo esse não é o único auxílio com vínculo ao cadastro.
Além disso, esse sistema de informações é base para diversas políticas públicas. Sendo assim, existe sempre o incentivo para que as famílias de baixa renda se inscrevam no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
As informações contidas nesse sistema ajudam o governo no planejamento de ações que visam atender a população do país. De maneira especial, aquelas iniciativas para o atendimento de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade.
Ter inscrição nessa base de dados do governo, oportuniza aos indivíduos o acesso a programas sociais em todas as esferas: nacional, estadual e municipal.
Quer saber mais detalhes dessa base de dados tão importante para os programas sociais do governo? Continue a leitura do texto até o final do texto!
Por que fazer a inscrição no CadÚnico?
Conforme mencionamos anteriormente, existem muitos programas sociais com ligação ao CadÚnico. A família que tem seu cadastro no sistema tem a garantia de acessar essas políticas públicas que visam atender quem se encontra em vulnerabilidade socioeconômica.
O funcionamento desse cadastro pode trazer inúmeros benefícios. Afinal, o CadÚnico é uma base de dados gigante que possibilita ao governo fazer um raio-x da parcela da sociedade que pertence à pobreza ou extrema pobreza no Brasil. Através desses registros o poder público tem acesso a informações como:
- Número de componentes da família;
- Idade de cada membro;
- Chefe da família;
- Renda familiar por mês;
- Fonte da renda familiar;
- Faixa etária dos integrantes do grupo.
Quem faz inscrição no CadÚnico participa de todos os benefícios sociais?
A resposta para essa pergunta é não. Não é assim que funciona a participação nos programas sociais, a inscrição no Cadastro Único, como sempre falamos, é a porta de entrada. Entretanto, não permite acessar diretamente os benefícios sociais, como se pode imaginar.
Contudo, estar com seu registro no banco de dados, com todas as informações corretas e atuais, permite ao poder público visualizar as pessoas que necessitam dos recursos destes benefícios. Ele funciona como uma grande vitrine onde o governo pode conhecer os brasileiros em situação de vulnerabilidade e planejar ações e implantar programas sociais capazes de mitigar as desigualdades.
De posse dessas informações, é possível para o sistema público fazer a seleção dessas famílias que apresentam maior necessidade do auxílio do governo. Esses auxílios podem ser através do oferecimento de alguma espécie de renda direta, de gênero alimentícios por meio de cesta básica mensal ou ainda o leite para crianças pequenas.
Criação do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo
Por fim, vale lembrar que a instituição do CadÚnico já tem mais de duas décadas, ela ocorreu através do Decreto nº 3.877 de 2001. Desde 24 de julho do ano de sua criação, ele está em vigor no país como uma iniciativa do governo federal.
No entanto, sua administração é de responsabilidade das prefeituras de cada município. Afinal, todo o trâmite para o cadastramento acontece em uma unidade especializada em assistência social da cidade. Geralmente, se usa o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para o atendimento de quem deseja se inscrever na plataforma.
Você já sabia da importância da inscrição no CadÚnico? Comente conosco.