Você sabia que o inhame é excelente para melhorar a imunidade? Então, apesar de ser pouco conhecido em várias regiões brasileiras, nós, do Brasil123, vamos contar tudo sobre ele. Iremos, principalmente, te mostrar como utilizá-lo para melhorar a imunidade.
Conhecendo o inhame
O inhame é um tubérculo de origem africana cultivado em diversas partes do mundo. Desse modo, tem nomes também como cará-da-costa, taro, taioba-de-são-tomé, inhame-branco e possui grande valor nutritivo e energético.
Aqui no Brasil, o inhame é muito conhecido nas regiões Norte e Nordeste, onde é usado principalmente para substituir o pão no café da manhã. Encontra-se esse tubérculo nas cores marfim, amarela e roxa, sendo muito parecido com a batata doce, tendo casca marrom e com fiapos.
Sua propriedade energética faz com que os nutricionistas o recomendem para pessoas que fazem muita atividade física. Dessa forma, cada 100 gramas de inhame contém aproximadamente 97 calorias.
Em sua composição, encontramos carboidratos complexos e fibras solúveis. Além disso, ele possui vitaminas do complexo B, proteínas e sais minerais (como fósforo e potássio) e vitamina C. Assim, o consumo de inhame traz vários benefícios para a saúde e, entre os principais, temos:
- Reduz a prisão de ventre;
- Controla os níveis de açúcar no sangue;
- Auxilia no ganho de massa muscular;
- Previne doenças cardiovasculares;
- Diminui o colesterol;
- Minimiza os sintomas da menopausa e da TPM;
- Diminui as cólicas menstruais;
- Elimina toxinas do corpo;
- Aumenta a sensação de saciedade;
- Aumenta a imunidade.
Além disso, o inhame também combate o Alzheimer, pois as vitaminas B6 e B9 auxiliam na formação dos neurotransmissores. Ele também regula os níveis de homocisteína, aminoácido que, em excesso, estimula a inflamação de áreas do sistema nervoso.
Outro benefício desse alimento é facilitar a digestão, pois ele é rico em fibras. As fibras retardam a digestão e a absorção dos alimentos, promovendo a sensação de saciedade. Ainda, por também ter carboidratos em sua composição, o inhame contribui com energia para os treinos e ajuda na formação de músculos.
Como usar o inhame na alimentação?
A parte comestível do inhame é a raiz e ele pode ser utilizado para preparar refogados, sopas, caldos, pães, tortas e bolos. Além disso, é possível encontrar receitas que incluem inhame na sua preparação. Essas receitas são, por exemplo, de: bolinho de queijo com inhame, creme de inhame com abóbora, sorvete de inhame com morango, etc.
Outras opções de consumo do inhame são sob a forma de assados e chips. No entanto, atenção: quanto menos você cozinhar o inhame, mais você vai preservar os nutrientes. Portanto, quanto maior é o período de cozimento, menos nutriente você tem e, se ele for assado, acaba perdendo bastante água. Isso faz com que os carboidratos se concentrem mais.
Então, sabendo de todos os benefícios que o inhame possui para o seu corpo, comece aos poucos a inserir esse tubérculo em sua alimentação. Se você não o conhece, quando for à feira, procure por ele. O inhame vai contribuir muito com a sua saúde!