Com o avanço crescente do mercado de trabalho, com novas tecnologias criadas e, consequentemente, empregos novos, fica a grande dúvida sobre a população trabalhista: o inglês ainda é fundamental para o mercado de trabalho? Separamos algumas informações que vão te ajudar com a resposta dessa pergunta e te nortear. Veja tudo sobre o tema aqui no Brasil 123.
Veja os diferenciais que pessoas que falam inglês conseguem no mercado de trabalho
Será que o inglês ainda é fundamental para o mercado de trabalho? O inglês é um idioma falado em vários países, o que o torna uma língua universal. Assim, isso faz com que ele seja um pré-requisito em algumas empresas. Por exemplo, as multinacionais, que possuem grandes contatos com empresas no exterior e precisam de profissionais qualificados para exercer as suas funções.
No entanto, entre os brasileiros, falar a língua de maneira fluente para o mercado de trabalho ainda não é prioridade. Isso porque menos de 5% da população total do Brasil investe nisso.
Mas afinal, há diferenciais no mercado de trabalho para as pessoas que falam inglês? Sim, há! E é exatamente sobre isso que iremos falar logo a seguir.
Principais vantagens de quem fala inglês em relação ao mercado de trabalho
- Falar inglês aumenta o seu nicho de procura no mercado de trabalho, o que faz com que você consiga expandir a sua busca e, consequentemente, as suas possibilidades de achar uma vaga;
- Você pode concorrer a maiores cargos com salários mais altos. Justamente por não ter tanta concorrência quando o assunto é fluência no inglês, as vagas costumam ter maiores salários e são para níveis mais altos também. ou seja, maior oferta, pouca procura e excelentes salários;
- Menor disputa. Como dito, a oferta é grande, mas existem poucos profissionais qualificados para exercer essas funções. Então, as disputas em processos seletivos tendem a ser menores em função disso. No entanto, os processos seletivos para níveis com inglês podem exigir teste de proficiência. Então, esteja preparado.
Como vimos, esses pontos deixam bem claro que falar inglês ainda é algo primordial. Portanto, nada mais justo do que estudar a possibilidade de encarar um curso e se especializar na língua o quanto antes.
Saiba como crescer no mercado de trabalho com o inglês
Estar inserido no mercado de trabalho com fluência em inglês não é muito difícil. Então, faça do inglês a sua prioridade de investimento inicial para ingressar no mercado de trabalho e para que você consiga alavancar seu currículo. Assim, isso vai expandir notoriamente as suas possibilidades. Até porque, uma vaga de emprego sem a exigência de inglês é X, porém, as vagas ofertadas com o pré-requisito da Língua Inglesa costuma ser o dobro ou até mesmo três vezes mais.
Inglês é tudo? Não!
É claro que falar inglês é um diferencial absurdo e que você pode galgar grandes espaços apenas com esse idioma. Porém, não se acomode a isso. Então, busque estar atualizado na sua área e em constante aprendizado.
Com essas informações sobre o inglês no mercado de trabalho, você já consegue saber quais as vantagens que irá obter ao fazer um curso.