Precisa de ajuda para obter o Informe de Rendimentos INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)? Então chegou ao lugar certo!
E você precisa se apressar, afinal, o prazo da declaração anual do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) está chegando ao fim. A saber, faltam apenas 15 dias para prestar contas ao Fisco.
Dessa forma, os beneficiários do INSS que ainda não fizeram a declaração, podem solicitar o informe de rendimentos no site ou portal ‘Meu INSS’ e pode ser acessado, inclusive, pelo celular.
Continue a leitura para saber como fazer.
Informe de Rendimentos INSS
O informe de rendimentos INSS, também chamado de extrato do INSS ou demonstrativo do Imposto de Renda, contém um resumo dos valores recebidos pelos beneficiários.
Assim, além de informar o Imposto de Renda recolhido mensalmente pelo contribuinte durante o último ano, o demonstrativo comprova o recebimento de benefícios durante o ano base.
Então, para conseguir o documento, basta ter login e senha de acesso à plataforma Gov.br, que concentra todos os serviços do governo federal. Além disso, uma outra opção é conseguir o documento junto ao banco onde recebe o benefício.
Veja como garantir o documento:
- Acesse o site: https://meu.inss.gov.br/;
- Clique em “Entrar com Gov.br”;
- Insira o CPF para fazer o login ou cadastrar senha;
- Desça a tela e encontre a aba “Outros Serviços”;
- Nela, clique em “Ver Mais”;
- Clique no ícone com a frase “Extrato do Imposto de Renda”;
- Selecione o ano-calendário 2022;
- Escolha o extrato que deseja;
- Salve o documento em PDF.
Veja ainda: SURPRESA! Dinheiro EXTRA cai como uma luva para trabalhadores com carteira assinada
Quais beneficiários do INSS devem entregar a declaração?
Em resumo, a declaração do Imposto de Renda 2023 deve ser enviada por todos os beneficiários do INSS que receberam valores de aposentadoria e pensão superiores a R$ 28.559,70 em 2022. Importante destacar que a faixa de isenção de 2022 era de R$ 1.903,98.
Confira também: SAIU! Supremo Tribunal Federal LIBERA o pagamento do Piso Salarial da Enfermagem
Repasse de maio
Por fim, já que estamos falando sobre o Informe de Rendimentos INSS, cabe mencionar que os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS vão poder consultar quanto vão receber no mês de maio, quando começará a ser paga a primeira parcela do 13° salário.
Sendo assim, a partir do dia 21 o extrato de crédito já estará liberado no site ou aplicativo ‘Meu INSS’.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social
Leia ainda: AVISO IMPORTANTE: INSS faz mutirão para analisar pedidos de salário-maternidade