Você precisa de ajuda para obter o Informe de Rendimentos INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)? Então chegou ao lugar certo!
Cabe mencionar que os aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do INSS já podem pegar o documento, necessário para declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física 2024.
A saber, isso pode ser feito diretamente no site ou aplicativo ‘Meu INSS’ (confira a seguir), ou na rede bancária.
Informe de Rendimentos INSS
O informe de rendimentos INSS, também chamado de extrato do INSS ou demonstrativo do Imposto de Renda, contém um resumo dos valores recebidos pelos beneficiários.
Assim, além de informar o Imposto de Renda recolhido mensalmente pelo contribuinte durante o último ano, o demonstrativo comprova o recebimento de benefícios durante o ano base.
Então, para conseguir o documento, basta ter login e senha de acesso à plataforma Gov.br, que concentra todos os serviços do governo federal. Além disso, uma outra opção é conseguir o documento junto ao banco onde recebe o benefício.
Veja como garantir o documento:
- Acesse o site https://meu.inss.gov.br/;
- Clique em “Entrar com Gov.br”;
- Insira o CPF para fazer o login ou cadastrar senha;
- Desça a tela e encontre a aba “Outros Serviços”;
- Nela, clique em “Ver Mais”;
- Clique no ícone com a frase “Extrato do Imposto de Renda”;
- Selecione o ano-calendário 2023;
- Escolha o extrato que deseja;
- Salve o documento em PDF.
Qual será o período da declaração do IRPF em 2024?
Saiba que o prazo para a declaração de Imposto de Renda 2024, ano-base 2023, começará no dia 15 de março e vai até o dia 31 de maio.
Prova de vida
Além de ficar atento ao Informe de Rendimentos INSS, é preciso estar de olho nas notificações do Instituto no que diz respeito ao procedimento de prova de vida.
A saber, recentemente o INSS divulgou um comunicado no qual esclarece que não vai suspender o benefício de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração por falta do procedimento de prova de vida presencial.
Como é de conhecimento de todos, desde fevereiro de 2022, cabe ao INSS comprovar que o cidadão está vivo.
Assim, aposentados e pensionistas não precisam se deslocar ao banco onde recebem o pagamento ou à uma agência da Previdência.
Isso porque o próprio INSS fará uma busca ativa. Em outras palavras, quer dizer que vai se dirigir ao endereço indicado no cadastro do segurado. Por isso, é tão importante manter os dados atualizados.
Com informações do Instituto Nacional do Seguro Social