Em 2020, o número de doações de sangue caiu bastante, isso aconteceu devido a pandemia do novo coronavírus, mas também por causa da falta de informações sobre o assunto. Abaixo seguem algumas informações básicas que toda pessoa que deseja ser um doador de sangue precisa saber!
Doar sangue é um ato solidário e muito importante. Qualquer pessoa pode precisar de doação de sangue, visto que pode sofrer um acidente ou desenvolver alguma doença na qual seja necessário receber sangue.
O doador de sangue nada perde ao doar, pois o sangue doado não faz falta e o processo de doação é rápido e simples. De acordo com o Ministério da Saúde cada doação de sangue pode salvar até 4 vidas, sendo que cada doador de sangue pode doar de 3 a 4 vezes por ano. Assim, é possível ajudar de 12 a 16 pessoas a cada 12 meses.
Requisitos para ser um doador de sangue
É preciso se atentar aos requisitos para ser um doador de sangue, quais sejam:
- ter entre 16 a 69 anos de idade, sendo que os menores de 18 anos necessitam de autorização dos pais ou responsável legal;
- pesar 50 kg ou mais;
- não estar grávida ou amamentando;
- não ser usuário de drogas injetáveis;
- não ter pegado hepatite após os 10 anos de idade;
- no caso de maior de 60 anos, não ter doado sangue antes dos 60;
- não ter contraído HIV, malária, anemia, doença de Chagas, hepatite B ou C, problemas de coração, pulmão, fígado e rins.
O doador de sangue não pode estar gripado ou resfriado no momento da doação, devendo esperar 7 dias após terminarem os sintomas para realizar o procedimento. No caso de ter sido diagnosticado com conjuntivite, também deverá aguardar 7 dias após a cura para fazer a doação.
Importante lembrar que o doador de sangue não pode ter ingerido bebidas alcóolicas nas 12 horas que antecederem a doação. Bem como, não deverá estar em jejum, sendo imprescindível ter se alimentado antes.
Antes de colher o sangue, o funcionário do hemocentro vai fazer algumas perguntas para o doador de sangue, que deve responder com sinceridade. Após a doação, o sangue será testado para doenças como HIV, hepatite B e C, doença de Chagas e sífilis.
Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram para acompanhar todas as notícias!