De acordo com o Jornal Extra Globo, a inflação subiu cerca de 0,8% no mês de fevereiro. Os dados foram divulgados pelo IBGE na manhã desta quinta-feira e esse é um dos maiores valores obtidos desde o ano de 2016 quando o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi de 0,90%.
Os especialistas acreditavam que chegaria a apenas 0,72% no mês passado, mas isso não ocorreu. Dessa forma, é possível dizer que a inflação já apresentou o aumento de 5,2% no período de um ano, doze meses. Esse é um recorde que está muito acima do que era esperado. O IPCA acumulou seus 1,1%, o que também mostra a situação crítica impulsionada pela guerra política.
Os valores dos combustíveis influenciam na causa e, somente a gasolina, já teve alta acima de 50% no primeiro trimestre de 2021. Eles são responsáveis por 42% deste valor relacionado inflacionário. Somente no início de fevereiro, foram realizados dois aumentos, sendo um de 10% enquanto o outro permanecia em 8%. Segundo o Boletim Focus que divulgou um relatório nesta quarta-feira, o intuito é que as taxas de IPCA subissem de 3,87% para 3,98%.
Leia mais: Com recorde de casos, prefeito de Mirandópolis não restringe circulação
Inflação e a dívida pública
O Brasil já possui um rombo nos cofres públicos que chegou a R$ 5 trilhões, tendo aumento de 0,99% no mês de janeiro. De acordo com o Extra “para 2022, a estimativa de inflação é de 3,50%. Tanto para 2023 como para 2024 as previsões são de 3,25%”.
A dívida externa quase complicou o país de conseguir realizar negociações com a Pfizer durante a compra de vacinas: a norte-americana precisava de um meio para comprovar que os pagamentos seriam realizados da forma correta e não poderia apenas acreditar na palavra de honra.
O aumento dos preços de alimentos acompanhados com os combustíveis, desvalorização cambial e preço das commodities, otimizaram para que a situação ficasse ainda mais grave. Atualmente, o dólar opera com leve queda, custando na faixa de R$ 5,60 após as falas e entrevistas do possível candidato Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência. Como tentativa de reverter a situação, o Comitê de Política Monetária (Copom) deve realizar uma reunião na próxima semana para conversar sobre o possível aumento das taxas de juros Selic.
Leia mais: Venezuela pede que ONU intervenha no Brasil para conter crise