O aumento de preços vem dando dor de cabeça para todo mundo. E não é apenas no Brasil. Na Europa e nos Estados Unidos a inflação está pesando no bolso dos consumidores, que precisam fazer malabarismos para fechar as contas no final do mês. Segundo especialistas, a pandemia e a guerra na Ucrânia ainda afetam a economia mundial.
Por isso, ainda que a situação esteja se normalizando, ainda é preciso tomar cuidado com a inflação. Dessa forma, vamos dar dicas de como driblar o aumento dos preços, além de mostrar como organizar as suas finanças nesse momento.
Como começou a inflação?
A inflação é resultado de diversos problemas que a economia passou nos últimos anos. Desde 2020, com o fechamento quase total das atividades, muitas pessoas ficaram sem emprego e, além disso, os preços internacionais começaram a subir. Agora, o aumento de preços é resultado de uma retomada gradual da economia, que ainda não produz o suficiente.
Dessa forma, existe um problema de as empresas fornecerem a quantidade necessária de produtos que as pessoas querem comprar. Na prática, essa falta de oferta gera aumento de preços, o que conhecemos como inflação. Contudo, o problema aconteceu no petróleo que, por si só, gera problemas em quase toda a economia do mundo. Por isso que você tem essa sensação de que está tudo mais caro. Vale lembrar que o petróleo é a base da gasolina e do diesel, que são usados para o transporte de todos os produtos do Brasil.
Agora, as diversas economias têm problemas para controlar os preços. Nos Estados Unidos a inflação chegou a 9,1%. Na Europa, é uma das maiores da história. O Brasil também apresenta uma alta inflação, mas economistas dizem que, por aqui, ela está controlada.
Como driblar o aumento dos preços?
Não existe fórmula mágica para driblar a inflação. Para sentir menos o aumento dos preços é necessário que você tenha as finanças pessoas organizadas, além de diminuir as compras de alguns produtos que não seja tão necessários assim. Contudo, existem dicas do dia a dia que podem ajudar você a economizar ainda mais.
Para começar, é importante que você saiba o calendário do supermercado. Isso porque muitas redes fazem promoções em dias específicos e, nessas datas, os produtos essenciais para o seu dia a dia fica mais em conta. Outra dica importante é analisar os preços em lojas da internet, como Magazine Luiza e Amazon.
Por outro lado, outra dica importante é tentar diminuir os maiores gastos do seu mês. Dessa forma, se o seu aluguel está pesando no orçamento, talvez seja hora de pesquisar um lugar mais barato para morar. Se você está gastando muito no cartão de crédito, também é uma excelente ideia ver o extrato da fatura e ver quais gastos cortar.
Outra excelente forma é tentar fazer uma renda extra. Para isso, você pode usar as suas habilidades culinárias ou tentar fazer dinheiro pela internet. Com isso, você aumenta a sua renda e consegue minimizar os impactos da inflação na sua vida.