A Copa do Mundo é uma competição que mexe com as emoções dos brasileiros. Durante o evento, muita gente costuma reunir a famílias e os amigos para fazer um churrasco enquanto assistem aos jogos.
Contudo, essa prática, muito comum aos brasileiros, deverá pesar no bolso da população bem mais que o esperado em 2022. Isso porque a inflação de diversos produtos disparou nos últimos anos.
De acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que representa a inflação oficial do Brasil, o frango foi o item que mais disparou nos últimos quatro anos.
Veja abaixo o percentual de aumento de itens importantes no churrasco dos brasileiros:
- Frango: 104,86%
- Contrafilé: 80,77%
- Alcatra: 69,16%
- Arroz: 64,38%
- Alho: 63,27%
- Carne de porco: 56,89%
- Maionese: 54,20%
- Pimentão: 118,32%
Todos esses aumentos percentuais se referem à Copa do Mundo de 2018, ano em que ocorreu a última edição da competição esportiva. Isso mostra que a população vai ter que gastar mais que o dobro neste ano com alguns itens. Com os demais, o gasto extra também será bem significativo.
Leia também: Preço do Álbum da Copa do Mundo de 2022 vira meme na internet
Veja mais detalhes do levantamento
A saber, o levantamento foi realizado pelo economista Fernando Agra, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em síntese, ele utilizou os dados do IPCA, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“[O aumento de preços foi puxado por] Uma redução da oferta interna nos últimos anos e um aumento nas exportações, que foi estimulado pelo crescimento da economia internacional, como também do aumento da taxa de câmbio. Isso estimula o produtor a enviar para fora, então [fica] menos produto aqui dentro”, disse Agra.
“[Também houve um] aumento dos custos de produção, provocado pela escassez hídrica, que aumentou o custo, por exemplo, com a energia elétrica”, acrescentou.
Veja ainda: Manifestantes voltam a fazer bloqueios em rodovias do país