As bolsas americanas encerraram o pregão desta quarta-feira (10) no azul, com exceção do Nasdaq, que recuou levemente no dia. Em suma, os índices refletiram o bom humor dos operadores com os mais recentes dados sobre a inflação local. Aliás, essas informações afetaram diretamente o rendimento dos títulos do Tesouro americano, puxando-os pra baixo.
Em resumo, o pregão de ontem (10) repercutiu a estabilização dos rendimentos dos Treasuries, os títulos do Tesouro dos EUA. Isso aconteceu graças à divulgação do índice de inflação ao consumidor dos EUA, que subiu 1,7%, ficando em linha com as projeções dos economistas. Já a inflação registrou leve subida de 0,4%.
Tudo isso fez o rendimento do Treasury de dez anos cair de 1,544% para 1,5247%. Aliás, nas últimas semanas, os juros dos títulos apresentaram avanços consistentes e preocuparam os investidores. Na verdade, a cautela continua, porque essas elevações recorrentes tendem a fazer os principais bancos centrais começarem a diminuir a acomodação monetária antes do esperado.
Além disso, a alta dos rendimentos atrai dinheiro para os títulos, em detrimento das ações que compõem as bolsas de valores, pois eles são menos arriscados. Isso afeta diretamente os papéis de tecnologia, pois eles dispararam 40% em 2020, ou seja, estão sendo considerados muito caros, o que faz diversos investidores hesitarem em adquiri-los.
Vale destacar que as ações do setor de tecnologia funcionam como um termômetro. Geralmente, elas são compradas como uma aposta para o avanço econômico futuro das empresas. Dessa forma, possuem grande sensibilidade às elevações nas taxas de juros, pois estes atingem parte dos fluxos de caixa do futuro.
Índices sobem nesta quarta
Nesse cenário, os índices acabaram reagindo de maneira positiva. As ações de tecnologia até operaram em alta, mas encerraram o dia caindo 0,40% no S&P. Aliás, este foi o único setor do índice a fechar a sessão com perdas, enquanto os outros dez índices setoriais avançaram. Então, o Nasdaq acabou apresentando leve queda de 0,04%. A saber, este é o índice mais sensível às variações dos rendimentos dos títulos, visto que agrupa gigantes do setor de tecnologia, como Google, Apple, Microsoft, Facebook e Amazon.
Por fim, o S&P registrou alta de 0,60% no dia, bem como o Dow Jones, que subiu ainda mais (1,46%), batendo recorde de fechamento, superando, pela primeira vez, os 32 mil pontos.
LEIA MAIS
Bolsas europeias sobem em pregão marcado pelo otimismo vindo de NY
Bolsas asiáticas encerram dia sem direção única, com China no foco