Um dia após o IBGE informar uma alta de 0,99% no IPCA-15 de fevereiro, as commodities operam em forte alta com as tensões entre Rússia e Ucrânia na madrugada de ontem para hoje, 24. O petróleo passou da casa dos US$100, o maior preço em sete anos. Além disso, outras commodities, como o minério de ferro, também opera em forte alta. E isso afeta diretamente a sua vida, dado que esses produtos estão presentes no nosso dia e causarão a inflação.
Por isso, o consumidor brasileiro pode esperar uma inflação maior que as perspectivas atuais. E isso ocorrerá no mundo todo, não apenas no Brasil. E existem diversas formas de se proteger de mais uma alta dos preços. Por isso, daremos dicas do que fazer hoje mesmo para evitar um aumento de gastos na sua casa nas próximas semanas.
O que causará a inflação?
A alta das commodities causará, novamente, uma alta da inflação no mundo todo a partir dos próximos dias. Isso porque esses produtos são comercializados internacionalmente, ou seja, todos os países usam. Dessa forma, tudo que envolve petróleo ou minério de ferro, por exemplo, subirá de preço. O mesmo pode acontecer com o café. Com essa informação em mãos, talvez seja a hora de se proteger.
Por isso, quando os preços internacionais sobem, os países importam esses produtos pelo preço em dólar. Com isso, o custo de produção aumenta, o que também aumenta os preços para o consumidor final. Ainda, alguns outros produtos afetam o preço de outros. É o caso do diesel, que quando sobe, faz com que o preço de todos os outros produtos também suba. Isso porque o diesel é usado no transporte de produtos, principalmente na modalidade de transporte rodoviário.
Por isso, o aumento das tensões na Ucrânia faz com que tudo no mundo fique mais caro. Isso acontece porque a quantidade de commodities deve diminuir, mesmo com uma demanda constante. Dessa forma, os preços sobem e tudo fica mais caro no mundo todo.
Como se proteger do aumento de preços?
Existem diversas formas de se proteger da inflação que está chegando. Tanto na parte dos investimentos, quanto nos gastos diários, é preciso pensar onde cortar os gastos e onde você pode economizar a partir de agora. Com isso, daremos algumas dicas.
A primeira dica é tentar fazer o seu rancho já nas próximas semanas. Isso porque é preciso de tempo para que os preços subam e isso deve acontecer dentro de duas semanas, aproximadamente. Com isso, fazer estoque de alimentos pode ser uma forma de postergar o aumento dos seus custos.
Por outro lado, você pode trocar o transporte individual ou público por meios mais econômicos, como bicicletas e patinetes elétricos. Apesar disso, nem todas as pessoas conseguem substituir, mas quem pode, talvez tenha uma boa economia de dinheiro.
Para os investidores, é hora de comprar títulos ligados à inflação, dado que a alta dos preços vai ajudar no rendimento desses títulos. Ainda, fundos de investimentos ligados aos índices de preços podem ser excelentes alternativas no momento.