Infarto é muito comum, todo mundo conhece alguém que já sofreu com esse mal e morreu, ou sobreviveu para contar a história. Por isso, é importante saber o que é um infarto e saber como identificá-lo, caso você tenha suspeitas de que possa estar sofrendo um. Ou caso você suspeite de que alguém próximo possa estar sofrendo um.
Dessa forma, para saber mais detalhes, confira a matéria abaixo. É importante ressaltar que essa é uma matéria de cunho apenas informativo, e que a pessoa capacitada para diagnosticar um infarto é sempre um médico.
Qualidade de vida: veja o que é e como fazer para aumentar a sua
O que é
Em termos não técnicos, o infarto é ocasionado por um entupimento de uma veia no coração. Ele pode ocorrer em três partes do coração e os seus sintomas variam, de acordo com cada uma delas. Esse entupimento faz com que as células dos músculos do coração morram.
Nem todos os infartos são fulminantes. Algumas pessoas passam semanas, ou até meses, sentindo os sintomas de um, até que ele seja identificado. Por isso é importante se atentar aos sintomas e, caso você suspeite de estar tendo um infarto, procure por um médico o mais rápido possível.
Além disso, justamente porque o infarto pode perdurar por muito tempo, é importante fazer exames de saúde regulares. Isso pode fazer com que um infarto seja identificado no seu corpo, mesmo que você não sinta, ainda, nenhum sintoma. Ou seja, visitar um médico regularmente pode salvar a sua vida.
Leitura: veja porque você deve fazer dela um hábito diário
Sintomas
Quando falamos em infarto, a primeira coisa que as pessoas pensam é uma dor enorme no peito. Contudo, esse tipo de dor é apenas uma, das muitas formas de um infarto ser sentido pelo corpo. Veja quais são alguns outros sintomas e, caso sinta um deles, dê atenção a ele, procurando por um médico imediatamente, para avaliação.
- Dor leve no peito, que some em pouco tempo. As pessoas deixam esse tipo de dor passar sem maiores preocupações, porque se sentem melhores muito rápido e não apresentam outros sintomas logo após elas.
- Formigamento nos braços.
- Dor nas costas. Que geralmente não oasiana desconfiança de ser um infarto, por sua localização.
- Dor no estômago. Que acontece porque, as vezes, o cérebro identifica a dor como sendo de órgãos próximos do coração, e não exatamente dele. Isso faz com que muitos casos de infarto sejam, inicialmente, diagnosticados como problemas gástricos, como refluxo, por exemplo.
Como proceder em casos de infarto
Se você suspeita que você mesmo, ou uma pessoa próxima, esteja, infartando, vá para o hospital mais próximo (sempre para o hospital mais próximo), imediatamente. Contudo, se você suspeitar de infarto em você mesmo, jamais seja você a pessoa a dirigir. Chame, na mesma hora, alguém que possa te levar à emergência. Casos de infarto jamais serão resolvidos em casa. Nesse caso, tempo é vida e, por isso, aja rápido.
Perder peso: faça isso da maneira correta e sem comprometer a saúde