A vida do estudante não está fácil. Nas redes sociais observamos a lamentação e revolta de diversos estudantes cobrando um posicionamento do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).
Isso por conta do atraso e problemas no acesso do resultado da primeira chamada do Prouni (Programa Universidade para Todos).
Originalmente confirmada para esta terça-feira (6), acompanhamos diversos relatos de brasileiros e brasileiras que ainda não conseguiram ter acesso aos dados.
“Estou revoltada. O Inep não faz nada, não fala horário, não dá satisfação nenhuma”, desabafa uma candidata nas redes sociais.
“Que compreensão, Prouni?”, questiona um estudante ao exibir um print do site com a mensagem: “Desculpe o transtorno, este sistema está em manutenção. Obrigado pela compreensão, Ministério da Educação”.
Site do Inep ou do Prouni
Para acessar os dados, é necessário logar na sua conta do Gov.br no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
Então, quando o resultado estiver disponível será possível verificar os selecionados na chamada regular.
O candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo, para obter a bolsa integral, que cobre a totalidade do valor da mensalidade do curso.
Já para a bolsa parcial, que cobre (50%) do valor da mensalidade, a renda mensal per capita exigida é de até 3 salários mínimos.
Além disso, para participar do Prouni é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
Tenha cursado:
- O ensino médio integralmente em escola da rede pública;
- Ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- O ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
- Ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista; e
- Ensino médio integralmente em instituição privada, na condição de bolsista parcial da respectiva instituição ou sem a condição de bolsista;
- Seja pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação; e
- Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia, destinados à formação do magistério da educação básica. Neste caso não é aplicado o limite de renda exigido aos demais candidatos.
Problema não é novidade
Vale lembrar que quando as notas do Enem foram divulgadas, em 16 de janeiro, o site do Inep teve instabilidades, deixando inúmeros estudantes ansiosos para saber como foram no exame.
Então, quando saiu o resultado do Sisu, em 30 de janeiro, aconteceu o mesmo problema.
Sendo assim, já era de se esperar que a divulgação das listas do Prouni fizesse o site do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior ter um volume expressivo de acessos, e ocasionar novos problemas.
Assim, o que os estudantes pontuam é que o governo deveria ter preparado uma estrutura que comportasse toda essa busca para evitar uma nova dor de cabeça.