Um avião caiu no mar neste sábado (9) minutos depois de decolar da capital da Indonésia, Jacarta, com 62 pessoas a bordo. A aeronave da companhia Sriwijaya Air fazia um voo doméstico, com destino ao aeroporto de Pontianak, onde parentes dos passageiros acompanham as notícias. A cidade está localizada a 740 quilômetros da capital.
O Boeing 737-500 desapareceu das telas do radar logo após decolar. Conforme a agência de notícias, Reuters, o avião partiu do aeroporto depois de 30 minutos do horário programado por causa da chuva forte.
O ministro dos Transportes da Indonésia, Budi Karya, disse que 62 pessoas estavam a bordo do voo SJ 182, incluindo 12 tripulantes. Todos com cidadania indonésia. O avião caiu perto da Ilha de Laki, a cerca de 20 quilômetros do aeroporto.
A Marinha da Indonésia localizou o local da aeronave desaparecida e navios foram enviados para lá. As autoridades não disseram se acreditavam na existência de sobreviventes.
O controle de tráfego aéreo do aeroporto perguntou ao piloto por que o avião estava indo para noroeste em vez de seguir sua rota de voo esperada segundos antes de desaparecer. O relato é de um porta-voz do governo indonésio.
Não houve pistas imediatas sobre o que pode ter causado a descida repentina do piloto. Especialistas em segurança enfatizam que a maioria dos acidentes aéreos é causada por uma série de fatores que pode levar meses para descobrir.
Acidentes aéreos na Indonésia
O executivo-chefe da companhia aérea indonésia Sriwijaya Air, Jefferson Irwin Jauwena, disse, em entrevista coletiva, que o avião estava em boas condições antes do voo.
O Boeing 737-500 de quase 27 anos era muito mais velho do que o modelo 737 MAX da Boeing, que caiu em Jacarta no final de 2018. Na época, morreram 189 pessoas a bordo do voo da Lion Air.
27 anos de uso? E o que caiu em 2018 era um pouco mais novo! Esse povo não tem condições de disponibilizar aviões mais novos e modernos. Colocam as pessoas nessas latas velhas para caírem?