Nesta tarde de quinta-feira, dia 27 de abril, o plenário da Câmara recebeu um grupo especial. Um grupo composto por indígenas foram até o plenário para participar da solenidade do Dia Nacional da Educação.
O grupo de indígenas ficaram nas primeiras fileiras do salão. Durante o evento, a indígena Francisca Pares, do Fórum de Educação Escolar Indígena fez um discurso na tribuna e disse que uma das demandas dos povos indígenas é a criação de uma secretaria especial.
Os indígenas e o discurso em defesa da educação na Câmara
Os indígenas, representados pela Francisca Pares, indígena e representante do Fórum da Educação, ressaltaram as demandas no que tange a educação e que são discutidos nas tendas.
Segundo ela, para se ter uma educação de qualidades para os indígenas, seria primordial a criação de uma secretaria especial para o assunto, afirmou.
Além de Francisca Pares, Arlindo Baré, membro da união plurinacional dos estudantes indígenas, também discursou e defendeu a importância de pensar a educação indígena.
“Esse é um espaço histórico conquistado pelos povos indígenas, pelo movimento organizado, mas sem educação, sem educação indígena de qualidade, eu tenho certeza que esses espaços não vão ser ocupados”, disse Arlindo Baré.
Vale destacar, que além do Fórum da Educação, os indígenas estão reunidos em Brasília, nesta semana, para participar do acampamento Terra Livre.
A profissionalização também foi pauta no plenário
Além da questão da educação, a pauta da profissionalização dos indígenas também foi pauta no plenário da Câmara, principalmente aqueles que escolheram a psicologia.
A Plenária dos Indígenas Psicólogos aconteceu concomitantemente às mobilizações do Acampamento Terra Livre (ATL), maior assembleia dos povos indígenas brasileiros com a presença de lideranças indígenas de todas as regiões brasileiras. Ao final do encontro, o coletivo fez uma caminhada partindo do Acampamento Terra Livre (ATL) em direção ao Congresso Nacional.
Também como parte das mobilizações que marcam o abril Indígena, o presidente do CFP participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas. O evento ocorreu no salão nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).
O evento contou com a presença da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; do secretário especial de Saúde Indígena, Weibe Tapeba; da presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana; da liderança indígena Raoni Metuktire; e da presidente indígena do Parlamento da Noruega (Sami), Silje Karine Muotka.
Ainda na Câmara dos Deputados, o presidente do Conselho Federal de Psicologia participou de sessão solene em homenagem à 19ª edição do Acampamento Terra Livre. A atividade buscou chamar a atenção para as sistemáticas violações de direitos que atingem os povos indígenas, bem como celebrar a resistência e a diversidade dessas populações. A sessão foi fruto de requerimento proposto pela deputada Célia Xakriabá (Psol-MG).