As bolsas europeias conseguiram encerrar o pregão desta terça-feira (16) no azul, mesmo com as preocupações envolvendo a distribuição de vacinas contra a Covid-19 no continente. O otimismo vindo dos Estados Unidos impulsionou os índices acionários no dia. Além disso, muitos investidores passaram o dia aguardando alguma notícia sobre a reunião do Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA.
Em primeiro lugar, o receio em torno das vacinas limitou os ganhos do dia. Notícias envolvendo a vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford indicaram sua suspensão em diversos países. E isso aconteceu por causa de temores sobre formação de coágulos sanguíneos e trombose cerebral provocados pelo imunizante.
Vale ressaltar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Agência Europeia de Medicamentos continuam afirmando que a vacina é segura. Ela até continua sendo usada no Reino Unido, visto que, no país, o imunizante já foi aplicado em mais de 10 milhões de pessoas, não havendo eventos adversos graves relacionados às vacinas.
Além disso, os operadores passaram o dia aguardando a reunião do Fed, que definirá a política monetária dos Estados Unidos. Como a reunião dura dois dias, apenas amanhã (17) que haverá a divulgação das decisões tomadas. Esse período que antecede algo tão esperado pelos mercados tende a ser marcado pela cautela, mas não impediu que os investidores buscassem ativos nas sessões.
Também vale destacar as expectativas em torno do pacote de estímulos fiscais de US$ 1,9 trilhão nos EUA . Em resumo, o programa fornecerá pagamentos de US$ 1.400 aos americanos para enfrentarem a pandemia da Covid-19, além de direcionar bilhões de dólares para escolas, governos estaduais e locais e empresas que sofreram com as paralisações relacionadas à pandemia da Covid-19, que começaram há um ano. E isso irá beneficiar a economia de todo o mundo.
Veja as principais variações dos índices europeus
Com estas notícias, as principais bolsas da Europa encerraram o dia no azul. A saber, o índice pan-europeu Stoxx Europe 600 subiu 0,88%. Aliás, o Stoxx engloba 600 empresas de 18 países europeus, de pequeno, médio e grande porte, representando certa de 90% das empresas europeias que estão listadas em bolsas de valores.
Da mesma forma, também registraram ganhos no dia os índices FTSE 100, em Londres (0,80%), DAX, em Frankfurt (0,66%), e Ftse/Mib, em Milão (0,50%). As subidas menos intensas ficaram com os índices PSI-20, em Lisboa (0,36%), CAC-40, em Paris (0,32%) e Ibex-35, em Madrid (0,26%).
LEIA MAIS
CSN aumenta o preço do ano pela terceira vez neste ano
Índices acionários da Ásia fecham pregão no azul com ânimo vindo de NY