Os índices acionários da Ásia encerraram o pregão desta quinta-feira (11) seguindo direções opostas. A saber, alguns investidores continuaram realizando lucro, após dias seguidos de avanço. Ao mesmo tempo, muitos ainda aguardam novidades vindas dos Estados Unidos em relação a mais liberação de estímulos para a economia.
Vale ressaltar que as bolsas da China, do Japão e de Taiwan ficaram fechadas nesta quinta devido a feriados. Dessa forma, houve bem menos liquidez nos mercados neste pregão.
Em resumo, os mercados globais estiveram atentos às negociações sobre o plano de US$ 1,9 trilhão do governo Joe Biden. O programa contará com cheques diretos à população afetada pela pandemia da Covid-19 nos EUA. A propósito, o aumento no ritmo das campanhas de vacinação em diversos países elevam os ânimos dos investidores. Aliás, a recuperação da economia global também aumenta o otimismo geral.
Índices asiáticos terminam em direções opostas
Diante desse cenário, com notícias positivas e pouca liquidez, as os índices reagiram de maneiras diferentes. A saber, o índice MSCI de ações da Ásia-Pacífico, que não inclui o Japão, teve leve ganho de 0,1% na sessão. Apesar da subida ter sido bem tímida, o índice conseguiu emendar o quarto avanço seguido e, em 2021, já acumula ganhos superiores a 10%.
Também encerraram o dia em queda os índices S&P/ASX 200, em Sydney (0,10%), e Straits Times, em Cingapura (-0,95%). Nesse caso, o índice australiano foi puxado pra baixo pela perdas registradas nos papéis de tecnologia e indústria. Contudo, os ganhos em ações de ouro conseguiram compensar a maior parte das perdas.
Por outro lado, o índice Hang Seng, de Hong Kong, apresentou a única variação percentual positiva do dia, subindo 0,45%. Este é o nível mais alto do índice desde junho de 2018, ou seja, os investidores aproveitaram para ajustar posições na proximidade do Ano Novo Lunar chinês.
Por fim, os índices KOSPI, em Seul, e Nikkei, em Tóquio (-0,96%), permaneceram fechados no dia. Ao mesmo tempo, os índices SSEC, de Xangai, e TAIEX, em Taiwan, não tiveram operações nesta quinta. E, na China, o índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, não abriu.
LEIA MAIS
Dólar sobe nesta quinta (11), após aprovação da autonomia do BC
Aprovação da autonomia do BC impulsiona Ibovespa nesta quinta (11)