O mundo mostra cada vez mais preocupações com o recrudescimento da pandemia da Covid-19. Após sofrer um tombo sem precedentes no ano passado, a economia global vinha mostrando bastante força em sua recuperação neste ano. No entanto, o cenário está mudando de perspectiva com as novas preocupações globais.
A saber, a variante Delta do novo coronavírus é muito mais transmissível que a cepa responsável pela maioria dos casos em 2020. Em resumo, a Delta aumentou em 80% o número de casos em todo o mundo apenas em julho, bem como fez as mortes na África cresceram nesse mesmo percentual.
Além disso, a Delta já representa 90% das amostras do novo coronavírus sequenciadas em todo o mundo. Por isso, diversos países estão voltando a adotar medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19. Isso aumenta as preocupações em torno da retomada econômica global, cada vez menos certa.
Índices asiáticos despencam nesta quarta
Diante deste cenário de incertezas, os principais índices acionários das bolsas asiáticas despencaram nesta quarta. Aliás, dados da produção industrial e do varejo da China vieram bem mais fracos do que o esperado em julho. Isso é mais um sinal de uma recuperação mais fraca, ainda mais se tratando da segunda maior economia do planeta.
Em suma, os índices chineses Xangai e CSI300, que inclui as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen tombaram 2,00% e 2,10%, respectivamente. A saber, estes foram os recuos mais expressivos dos índices nas últimas três semanas.
Por fim, os índices asiáticos também caíram no pregão de hoje. Os maiores tombos vieram de Hang Seng, em Hong Kong (-1,66%), Taiex, em Taiwan (-1,17%), S&P/ASX 200, em Sydney (-0,94%), Kospi, em Seul (-0,89%) e Straits Times, em Cingapura (-0,86%). O recuo menos expressivo foi registrado pelo índice Nikkei, em Tóquio (-0,36%).
Leia Mais: Economia da Colômbia cresce 17,6% no segundo trimestre