As bolsas americanas encerraram a semana seguindo direções opostas. Isso aconteceu em meio à elevação dos rendimentos de títulos do Tesouro norte-americano, que acaba limitando o apetite dos investidores. Além disso, no último pregão da semana, os índices de Wall Street conseguiram ficar no azul, puxados por dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos.
Em resumo, a semana observou novamente a alta dos rendimentos dos Treasuries, os títulos dos Tesouro dos EUA. No último dia 4, Jerome Powell, o presidente do Federal Reserve (Fed), o Banco Central americano, afirmou que a inflação provavelmente não irá subir nos próximos meses. Ele também destacou que essa alta dos rendimentos era temporária e que não alteraria a política monetária do Fed. Assim, não haverá elevação dos juros, pelo menos não enquanto a economia dos Estados Unidos não mostrar fortes sinais de recuperação.
Essas falas não conseguiram acalmar os investidores, porque, nas últimas semanas, Powell fez diversas afirmações semelhantes. No entanto, apesar das repetidas declarações, os rendimentos dos Treasuries continuam subindo. Os investidores até esperavam por uma ação do Fed para tentar conter esse movimento, mas isso não aconteceu. A saber, há muita tensão por trás disso, porque a alta dos rendimentos atrai dinheiro para os títulos, em detrimento das ações que compõem as bolsas de valores, pois eles são menos arriscados.
Aliás, a busca por ativos fica bastante segmentada, pois este cenário limita ações que já apresentavam preços elevados, como as de tecnologia. Por isso, o índice tecnológico Nasdaq vem sofrendo as maiores perdas nas últimas semanas.
Ações de tecnologia
Vale destacar que as ações do setor de tecnologia funcionam como um termômetro. Geralmente, elas são compradas como uma aposta para o avanço econômico futuro das empresas. Dessa forma, possuem grande sensibilidade às elevações nas taxas de juros, pois estes atingem parte dos fluxos de caixa do futuro.
Além disso, as ações de tecnologia dispararam 40% em 2020. Agora, estes papéis estão sendo vistos como muito caros. O resultado é a hesitação de diversos investidores em adquirir ações do segmento, com consequentes e constantes perdas nos pregões mais recentes.
Índices caem na semana
A alta dos rendimentos vem prendendo a atenção dos investidores a cada semana. Contudo, na última sessão da semana, um notícia envolvendo o mercado de trabalho conseguiu dar gás aos índices americanos. Em suma, o Departamento do Trabalho dos EUA reportou a criação de 379 mil vagas de emprego em fevereiro. Esse valor superou em muito os 210 mil novos postos esperados pelos economistas. E isso agradou o mercado.
LEIA MAIS
Odontoprev encerra 2020 com lucro líquido de R$ 361,1 milhões
Índices europeus fecham última sessão da semana no vermelho